POR QUE AS CLASSIFICAÇÕES DE LIVROS VARIAM TANTO EM PLATAFORMAS DIFERENTES?

Sempre me perguntei por que tanta diferença nas classificações literárias diferentes de cada plataforma de publicação e autopublicação. Cada plataforma de autopublicação, como UICLAP, Clube de Autores e Amazon, cria suas próprias categorias ou gêneros literários baseados em:

  • Preferências comerciais e de marketing: cada plataforma tenta atender seu público específico, criando categorias que atraiam mais leitores dentro do seu nicho principal.

  • Cultura regional e local: plataformas brasileiras, como Clube de Autores e UICLAP, refletem mais os interesses nacionais, com destaque a espiritualidade, esoterismo e temas culturais, enquanto a Amazon é mais globalizada, abrangendo gêneros internacionais consagrados (Fantasia, Sci-Fi, Espiritualidade em categorias amplas, Autoajuda, etc.).

  • Volume e diversidade de obras: Amazon, por exemplo, precisa de categorias extremamente granulares devido ao enorme volume de obras. Plataformas menores criam categorias mais gerais e simplificadas.

  • Sistema tecnológico interno: Cada plataforma organiza categorias conforme seu sistema de recomendação e filtros de pesquisa internos, influenciados por algoritmos próprios e métodos de descoberta dos livros pelos leitores.


É de deixar qualquer um doido. Talvez, se o autor tiver poucas obras não fique tão perdido assim, mas eu e minha esposa Andréa, produzimos muito e muito rápido. Estamos com umas 40 obras em categorias diferentes, embora a maioria seja espiritualista. Eu até usei a I.A. para me ajudar a entender esta questão como um todo e até ajudou e escrevi este texto. Também pedi dicas para me ajudar na classificação de minhas obras, ela quase acertou tudo, claro, tive que corrigir um pouco, não se pode confiar muito nas I.A.s, as vezes elas erram feio.


Exemplos práticos nas plataformas existentes:

  • Clube de Autores:

    • Categorias aproximadas disponíveis: Espiritualidade, Autoajuda, Ciências Humanas e Sociais, Filosofia, Terapias Alternativas.

  • UICLAP:

    • Categorias aproximadas: Espiritualidade, Filosofia e Espiritualidade, Esoterismo, Religiões Afro-brasileiras, Desenvolvimento Pessoal, Bem-estar.

  • Amazon:

    • Categorias aproximadas: Corpo, Mente e Espírito; Espiritualidade; Religião e Espiritualidade; Autoajuda espiritual; Metafísica; Filosofia espiritual.

Selecione, em cada plataforma, a categoria que mais se aproxima da sua categoria interna, usando sinônimos relevantes nas descrições e metadados.

Mas meu maior problema é não ter nas mãos o catálogo aberto destas 3 plataformas para compará-las e achar os pontos comuns as três que minhas obras se encaixam. Embora eu tenha um bom relacionamento com o Clube de Autores, eu pedi o catálogo a eles, um funcionário recebeu e diz que repassou, mas nunca obtive resposta. A UICLAP ignora praticamente tudo o que foge a regra na relação autor independente e a plataforma, e este é um caso de exceção. Eles não entendem meu detalhismo e e profundidade de organização. Tenho uma planilha absurdamente detalhada de todos os meus livros que nem mesmo as grandes editoras possuem, e a ainda correlaciona os livros com os dados no meu site também. Para vc ter uma ideia da planilha, vou ter que afastar o zoom de tão grande que ela é e embaçar os dados por discrição.

Subdividi a imagem em duas, mas na planilha do Excel é uma só contínua e horizontal.

POR QUE AS CLASSIFICAÇÕES DE LIVROS VARIAM TANTO EM PLATAFORMAS DIFERENTES (1)

POR QUE AS CLASSIFICAÇÕES DE LIVROS VARIAM TANTO EM PLATAFORMAS DIFERENTES (2)

Não sei se irá ficar visível, mas a planilha é enorme e não cabe numa tela só, nem de imagem para site (aqui) e nem na tela do monitor, tive que subdividi-la. Estou sempre tentando me organizar mais e mais, sou engenheiro, matemático e muito sistemático e metódico. E nem mostrei os gráficos na aba seguinte que comparam os valores das obras e tal.

POR QUE AS CLASSIFICAÇÕES DE LIVROS VARIAM TANTO EM PLATAFORMAS DIFERENTES (2)Repare que as que há 3 colunas vazias, tive esta ideia de incluir os assuntos da Ficha catalográfica de cada obra, as palavras chaves e as categorias de gêneros. Todos os outros dados que existem sobre as obras estão lá: até o peso com embalagem e sem embalagem, além de: ISBN, CDD, CDU, Cutter Samborn, etc.

Até um critério de valor eu desenvolvi e adotei e automatizei no Excel, com raciocínio bem lógico. Eu crio a obra, atribuo um peso, ou valor, ou grau de importância a obra, que varia de 1 a 4, se for 4 é de importância máxima, se for 1 é mínima, daí o Excel calcula o resto em função da quantidade de páginas da obra. Claro, é trabalho do autor, quanto mais páginas, mais valor tem o trabalho do autor. Criei o sistema tanto para obras impressas quanto e-books, vejam as tabelas:

critério cobrar livros precificação

O valor de ganho do autor cresce do 1 para 4 e de cima para baixo.

O resto depende do acabamento da obra, detalhes da capa e dos custos da plataforma que intermedia.

No próximo post, vou explicar a diferença entre este GÊNEROS DE CLASSIFICAÇÃO DA OBRA e os os ASSUNTOS da Ficha Catalográfica – não perca. https://seulivropublicado.com.br/livros/diferenca-entre-generos-classificatorios-das-obras-e-os-assuntos-da-ficha-catalografica/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *