TIPOS DE CLIENTES NAS LIVRARIAS

1. CLIENTE AUTO-SUFICIENTE

Já conhece de livros e livrarias. Deve ser observado à distância;
O vendedor deve cuidar para não palpitar com o especialista;
Costuma pedir livros não disponíveis- o cliente deverá fazer seu cadastro para avisar da chegada de possíveis encomendas;

2. O CLIENTE APRESSADO

Entra com a listinha na mão – quer resolver algo de forma rápida, seja uma encomenda escolar para o filho ou um presente de amigo secreto;
Deve ser abordado imediatamente;
Às vezes, a habilidade do vendedor pode encantar este cliente, e ele permanece dentro da loja por tempo indeterminado, comprando presentes ou conhecendo as suas áreas de interesse.

 

3. O CLIENTE CARENTE

Circula na loja em busca de gente conhecida ou amiga – busca elogios, observações e sugestões de leitura;
Comum em shopping centers – em geral vive só em pequenos aptos ou reside em bairros distantes. Busca sociabilizar na loja. É um cliente sensível e disponível;
O vendedor deve ser cuidadoso para não esquecer seu nome – aceita ser cadastrado com facilidade.

4. O CLIENTE POP

Gosta de autobiografias do famosos e de livros contenham teores de novidade, e que possam ser comentados em festinha e encontros;
Consome discos e dvd s, e qualquer novidade tecnológica que o faça sentir-se avançado e em dia com as novidades


5. ATENDIMENTO DEFICIENTE

Falta de percepção do vendedor – não entende o desejo do cliente. Ex. Livro da Dra. Vargas;
Fechamento da venda e da loja – valorizar o momento para conquistar e fidelizar o cliente;
Falta de conhecimento do produto – vendedor desconhece como buscar as informações;

6. ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Abordagem adequada – simpatia e envolvimento, mantendo distância respeitosa e conforto para o cliente;
Conhecimento da informação – acesso às ferramentas de internet e sistemas;
Conhecimento do produto – saber a área do livro e o assunto tratado.

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