Do zero a publicação. Será que consigo?

Raro é o curso ou mentoria, que ensine a fazer todo o necessário (do zero a prateleira), existem para trechos (a escrita, a editoração, a diagramação, a lidar com a informática e os softwares, a publicação [colocar on-line], as ilustrações, os registros [ISBN, EDA, CDD, CDU e Cutter], a capa, a calcular a lombada, a venda, ao marketing, ao uso das redes sociais, a montar uma loja virtual, as técnicas e dicas para correção), mas principalmente para o processo criativo, mas além da escrita eu quero adicionar em minha mentoria tudo isso que citei.

Evidente que quem faz tudo (1001 utilidades) não irá fazer tão bem quanto um profissional especializado numa área objetiva, como por exemplo: um capista (design de capas), ou, um diagramador[1], etc. Não me igualo a eles!

Mas, faço tudo, desde a parte da informática, a criação, a escrita, a digitação, a diagramação, as ilustrações, as notas de rodapé e de fim, os índices de imagens e ilustrações, as capas, os registros (a ficha catalográfica, o ISBN, o EDA), as correções, o sumário, a paginação, os cabeçalhos, o site do autor, o marketing orgânico e até o marketing pago no Google Ads e no Facebook anúncios, no Instagram, absolutamente tudo! Consigo fazer uma diagramação prática e eficiente, mas minha esposa diz que ela é bem “quadrada”, e concordo com ela. Quando preciso de algo mais “redondo” como nos livros de contos, é ela que faz para mim – sendo honesto com leitor.

Aprendi tudo sozinho, batendo a cabeça, e até hoje jamais me vali de outro profissional para fazer algo em minha obra. Crio o livro do zero até o ponto final de venda na loja virtual.

Não é fácil e nem simples um livro finalizado, quem disser ao contrário está mentindo, exige uma boa base de informática, tempo, foco mental, paciência e as vezes muita pesquisa e leitura, se você realmente deseja fazer tudo sozinho.

Inspiração existe para alguns,

transpiração é para todos.

Eu decidi não precisar de ninguém.

E cumpri!

[1] A diagramação consiste na organização de elementos gráficos (caracteres, imagens, tabelas, parágrafos, títulos, subtítulos, paginação, numeração, etc.) em obras como: livros, jornais, revistas e documentos. Sua principal função é proporcionar uma melhor estruturação dos elementos, para tornar mais bonita e confortável a leitura, padronizando e ordenando as informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *