Então o que faz um escritor independente de sucesso?

Um autor que consegue sucesso, acredito eu, é porque entra em ressonância com os desejos e/ou necessidades do inconsciente coletivo das populações. Aliás, quem alegou isso foi Paulo Coelho, mas concordo plenamente com ele.

Digo, que se seu inconsciente pessoal captar o que deseja o inconsciente coletivo, e você criar algo com bases nisso, favorecerá em muito suas as chances de sucesso. É por causa disso que recomendo meditação e vivenciar processos de autoconhecimento, para abrir os possíveis canais de inspiração, pois nem Jesus, nem Sigmund Freud[1] e nem Carl Gustav Jung[2] irão garantir sucesso em vendas de suas obras.

Isso significa que o artista criativo, e dentro deles o escritor, deve mergulhar profundamente no autoconhecimento. Se conhecer é conhecer seu inconsciente e assim se conectar com o inconsciente coletivo.

[1] Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

[2] Fundador da psicologia analítica, o psiquiatra estudou termos essenciais para entender a psique coletiva. Nascido em 26 de julho de 1875, Carl Jung foi o psiquiatra suíço responsável por fundar a psicologia analítica, que explora a importância da psique individual e sua busca pela totalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *