Ferramentas ideais para um escritor independente

Quais as ferramentas ideais para eficiência de um escritor independente?

Um bom computador com teclado grande e confortável – um teclado que seja ABNT com “ç” incluído. Eu prefiro os de mesa, chamados de Desktops, possuem aquele gabinete grande ao lado.

Mas pode ser um Notebook pequeno, com teclado USB anexo (ou sem fio) que se compra avulso e traz um bom conforto para digitação, e, pode ter até um 2º monitor grande a parte também.

Existem os ALL IN ONE, traduzindo, “Tudo em Um”, que é menor e mais prático. Ele tem um monitor (com tudo incluso dentro dele), mais um mouse e teclado, e ocupa menos espaço. Veja na imagem a seguir:

Precisará também, de uma impressora razoável (prefira aquelas com tubos de tinta externos conforme imagem a seguir – eu tenho uma EPSON L365 excelente), uma internet razoável, uma mini biblioteca ao gosto do escritor para pesquisa e referência (podem ser obras digitais), local que possa focar, se concentrar sem interrupções espúrias e escrever com relativo sossego, local bem iluminado, muita vontade e paciência.

Cuidado com a má postura e seus vícios, observe seu conforto de trabalho, chamado de ergonomia. A seguir dois links com dicas gerais de ergonomia:

Para o leitor desta obra em papel, digite no Google: dicas de ergonomia escritório. Assim ficará mais fácil. Nem vou colocar os QR Codes.

Equipamento para café e/ou chá. Não deixe de se hidratar constantemente e tomar muita água no decorrer do dia, nosso cérebro precisa muito disso. Outra fruta excelente para o cérebro é a maçã. Chá de alecrim também é um excelente estimulante intelectual.

No Sul do Brasil usa-se kit de chimarrão – . Em MG é um kit de café e um de cachaça – brincadeira, risos.

Bastante papel (para impressora [resmas] e para a caneta), redes sociais e contatos, amigos e parcerias. Bloco de anotações pessoais, para andar com você e anotar as ideias ou talvez um celular com alguma memória (atualmente o mínimo são 32 gigabytes) para gravar em voz.

O que é ideal não é obrigatório, há muita gente que utiliza o fundamental e vai longe: a força de vontade unida com a paciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *