O que posso escrever e o que não

Sua obra pode ser poética, quadrinhos, ficção, história de vida, casos de família, seus sonhos, suas dores e sofrimentos, contos eróticos, religioso, o que quiser e puder colocar no papel, não há limites ou censura, no entanto, há o que é legal e o ético.

A liberdade de expressão é o direito de manifestação do pensamento, possibilidade de o indivíduo emitir suas opiniões e ideias ou expressar atividades intelectuais, artísticas, científicas e de comunicação, sem interferência eventual ou retaliação do governo e instituições sob argumentos legais.

A liberdade de pensamento por escrito também encontra limite nas questões legais e morais, quando se trata de discursos de ódio, que incitam a violência ou a agressão, bullying ou exclusões humilhantes e ofensivas as pessoas e grupos, ex.: racismos, LGBTfobias, ofensas as minorias, apologia ao nazismo, machismos tóxicos, misoginias, etc.

Qualquer cidadão pode expressar suas ideias, por mais absurdas e desinteligentes que sejam, desde que não ameace legal e eticamente a terceiros, por exemplo: a moda da Terra plana é desinteligente, mas não humilha ou ofende ninguém[1] e não é antiética.

[1] Eu sei a piada que vão dizer: “ofende a ciência”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *