Plano de autopublicação para escritores independentes

A cada 10 livros digitais (e-books) publicados na Amazon Brasil, 30% são de autores autopublicados. As plataformas de publicação independentes, com a facilidade dos meios digitais, por meio da internet, registraram aumento de 40% em livros publicados só em 2021, e as plataformas de autopublicação de livros ganharam grande impulso na pandemia, pois a web foi uma válvula de escape em época de quarentena. Muitos casais se separaram por conta disso, mas muitos autores novos surgiram.

Em relação aos conteúdos digitais preferidos do brasileiro, o Correio Brasiliense traz as seguintes informações: em 2020 foram vendidos 8,7 milhões de unidades de e-books e audiolivros.

Desse total:

  • 92% foram e-books,
  • 8% audiolivros,
  • 41% dos e-books vendidos foram de temas de ficção, 39% não ficção, 20% técnico, científico e profissional,
  • 70% das unidades dos audiolivros eram do gênero não ficção.

Estas estatísticas são muito importantes para que o autor independente tenha uma visão de conjunto do cenário que o espera, sem alimentar falsas esperanças.

Uma outra coisa que o pretenso autor independente deve ter é se ele quer fazer as obras apenas por amor (por paixão ao ato de escrever), se possui apenas uma necessidade específica (p. ex., publicar alguns manuais para uso próprio) ou se quer se profissionalizar, ser bem técnico e escrever em série. Existe um bordão que diz: “escrever é uma arte, e publicar é um negócio”.

Embora, esta obra vá citar detalhes bem específicos, ela dará ao autor iniciante uma visão bastante geral e valiosa de tudo sobre e-books e impressos.

A profissionalização é um caminho árduo e longo, incessantemente técnico, que exigirá centenas ou milhares de horas de intenso estudo.

Em termos de visão geral, detalhamento e volume de conteúdo, acredito que esta é uma das obras que poderão ser colocadas no topo ao lado de grandes nomes da autopublicação.

O objetivo desta obra não é ensinar a escrever, não é ensinar a vender, não é ensinar a fazer marketing, embora dê boas dicas de tudo isto também. Para isso, existem excelentes profissionais e cursos específicos no mercado. Esta obra te ensina a fazer de TUDO, a compreender TUDO e a se virar sozinho em todos os aspectos, condições e possibilidades da autopublicação de seu livro.

Entrei no mérito do marketing, entrei no mérito da vendagem e do comércio, tentei pensar em TUDO, mas foi de uma perspectiva de que tudo seja GRÁTIS, para que você, leitor, possa se virar sozinho, mesmo não sendo um expert, mesmo não tendo dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *