Quero escrever um livro, como eu começo?

Muita gente quer escrever um livro e nem sabe como começar. Eu tenho uma experiência enorme em fazer TUDO SOZINHO sem gastar um centavo.

Está certo que eu me matei, me virei sozinho e aprendi o que era necessário para não pagar para terceiros fazerem.

E também sei, tenho clareza, lucidez e honestidade de dizer para mim e para você leitor, que, por exemplo, uma capa de livro que faço para mim, não ficará tão boa quanto um capa de um profissional capista que só faz isso há anos, entende?

Eu diagramo (formato) minhas obras: cabeçalhos, rodapés, parágrafos, tabulações, paginação, sumário, índica, prefácio, índice de imagens, ilustrações internas, e o k7 que possa existir, faço tudo no Word do Bill Gates (e não é pirata, é pago e legal – aliás, meus 4 Windows 10 nos meus 2 desktops e 2 notebooks são legais). Não curto pirataria.

Não pense você que de vez em quando surge alguma cosinha que me dá dúvida, e tenho que pesquisar também. Este universo de livros e e-books é infinito e as coisas estão mudando muito e muito rápido. Cada hora é uma coisa nova, surgem modinhas editorais, manias literárias coletivas, uns cacoetes nas redes sociais, então é fácil se perder no meio deste circo literário, editorial e livresco.

Se você não conhece o básico da informática, não lida bem com tecnologia, então vai ter que pagar a alguém para fazer para você!!!

Tem muita coisa que faço para mim, porque sou obrigado, não gosto de fazer. Odeio revisar meus próprios livros, odeio fazer a Ficha Catalográfica (sei fazer e é chatíssimo), odeio ter que digitar tudo que já escrevi a caneta. kkkkkk, isso mesmo, a caneta, pois o papel me dá a velocidade que nenhum teclado consegue, e tenho 1 metro de altura de textos escritos a mão em rascunhos esperando a coragem de digitá-los.

Economizar todo mundo quer. Ter uma obra phodástica que todos elogiem, todo mundo quer! Mas ter tudo isso junto é mesmo raro.

Hoje em dia temos plataformas grátis, livres, free, 0800, que não cobram nada, basta enviar o PDF de sua obra, depois de abrir uma conta rapidamente num site deles. Eles recebem comissão pelas vendas dos livros e têm o mesmo interesse do autor: vender.

A divulgação fica sempre por conta do autor.

A necessidade é que motivo o inventar a criar uma nova ferramenta. A minha necessidade e força de vontade me obrigou a me desenvolver e a me virar. Eu sei que eu dei sorte de estar no meio de tecnologia e livros há muito tempo.

Muito bem, a primeira coisa de quem qeuer escrever um livro é: escrever.

Escreva, ponha tudo no papel. Vá no Microsof Word formate a página em A5, coloque margens 3; 3; 3 e 3 – margem de 3 cm nas quatro bordas da página e escreva pelo menos umas 70 páginas com fonte (letra) tamanho 12. É aqui que começa um livro, o resto é burilação. Depois corrigi-se estes detalhes, mas para efeito de começo, isto serve.

Mas pelo amor de Deus, leia seu próprio texto com calma umas 50 vezes e conserte a lógica e a coerência das ideias. Há pessoas que possuem ideias muito boas, mas na hora de escrevê-las ninguém entende nada: palavras ou frases repetidas demais, gerundismo, excesso de superlativos, neologismos sem sentido, contradições, descrições desencontradas, além de uma ortografia sofrível. entenda a diferença entre frases e orações e coloque as vírgulas corretamente, elas são umas das coisas mais importantes para entendimento de seu texto.  Peça aquele seu tio ou primo que entender melhor do idioma, dar uma olhada para você, e marcar todos os erros com um vermelho bem forte e depois corrija tudo. Depois disso faça mais 49 revisões, kkkk, de formas diferentes e possíveis.

As vezes eu fico tão enjoado de revisar minhas obras, que as encosto por um mês na gaveta e vou fazer outras coisas e desenvolver outras obras para desenjoar e ter coragem de continuar. Cada um com seu procedimento pessoal, este é o meu. Uma revisão de uma obra de 200 páginas em A5 sai uns R$ 1.500,00. Uma diagramação também, uma capa também, ilustrações internas são ainda mais caras, a ficha catalográfica sai a uns 200,00 e por aí vai.

Mas a vantagem é que você não precisa pagar (investir) para imprimir 50; 100 ou 1000 obras. As vendas são sob demanda. Vendem um a um, com calma, por vez, é a nova tecnologia digital que chegou para ficar. Não fique sonhando com editoras, elas não chegarão e irão te embalem em berço explêndido. Raros são os autores que conseguem isso. Corra atrás, ou melhor, corra na frente e se vire, invista em você, em seus sonho e em seu livro e mande o resto as favas.

Eu sou Dalton, autor de 35 obras, 5 de informática, 20 espiritualistas e 1 sobre autopublicação grátis, free, livre, molezinha, de graça, 0800.

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