Autor independente vendendo livros físicos na web

Se você mesmo vai vender suas obras físicas, antes você precisa comprá-las da gráfica, recebê-las e fazer um pequeno estoque em casa. Cansei de fazer isto! Mas amei muito no princípio e até vendi bastante livros nos anos de 2004 até 2007.

Tive um trabalhão. Eu, junto com minha esposa montamos um site complicado com uma Loja Virtual baseado no Gerenciador de Conteúdo chamado Moodle[1]. O bom do Moodle é que por ele podemos também disponibilizar cursos à distância com vídeos e todo tipo de formato de arquivo digital. Também usamos isso.

Para vender livros de sua casa, você tem que ter espaço e organização. Espaço para armazenar os livros com segurança e também papel para embrulhar, durex, carimbos para facilitar a subscrição dos pacotes e carimbar seu endereço de remetente. Nunca utilizei plástico de bolhas, porém, alguns recomendam como melhor proteção contra acidentes dos correios ou até mesmo uso de papelão.

Antes os correios não eram tão complicados, mas agora são. Para cada remessa temos que preencher um formulário de Declaração de Conteúdo, com CPF dos destinatários e o CPF do remetente. Normalmente eu colocava meu CPF nos dois, os próprios balconistas dos correios sugeriram isso a mim, quando eu não me lembrava do CPF do destinatário.

Eu vendia para editoras e livrarias também, as vezes chegavam pedidos de 5 ou 10 unidades, então os pacotes ficavam maiores e mais complicados exigindo mais espaço na mesa, você tem que pensar nisso também.

Eu comprava bobinas de papel Kraft (um papel de qualidade bem resistente), e ainda as tenho, vou postar uma foto.

Só que agora eu não vendo mais meus livros, me cansei disso, deixo tudo na Amazon, na UICLAP e no Clube de Autores. Uso as bobinas de papel para forrar a gaiola de minha calopsita, pois para nossos bichinhos de estimação não se contaminarem com o chumbo tóxico das tintas de jornais e revistas velhos, deve ser qualquer tipo de papel sem impressão.

As vendas são efetuadas automaticamente, sem eu saber, e no fim do mês cai tudo direta e automaticamente em minha conta. Tenho inclusive vendas internacionais: EUA, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Angola, Moçambique, América do Sul e outros, mas tudo em pequenas quantidades, tendo todo meu material sendo redigido exclusivamente em português.

Pagar uma tradução de obra para outro idioma fica caríssimo e não pode ser uma tradução amadora. Em 2010 cotei a tradução de uma obra de 360 páginas e o orçamento ficou em R$ 10.000,00. Até hoje não tenho nada traduzido (ou vertido) para outro idioma. Seria muito bom ter, aumentaria bem as vendas.

O problema das vendas internacionais em outras moedas é a taxa exorbitante que os bancos brasileiros cobram. A Amazon acumula um pouco o valor (para pagamentos em cheques), para depois pagar o autor. Não sei o valor exato. Se ela te enviar um cheque será em dólares e você terá que descontar em bancos no Brasil e pagar uma taxa de quase 40% (arredondei para cima[2]) – um absurdo. Se você vender ($100,00) cem dólares, vai ficar com apenas $60,00.

DICA SUPER QUENTE – Para evitar isso você deve abrir uma conta no Payoneer, onde pagará apenas uns 3% de taxa – muito justo. Da Payoneer é só transferir direto para sua Conta Corrente.

A Payonner espera acumular 100 dólares para você poder transferir para usa conta. Não há problema nenhum nisso. Prefiro esperar e pagar 3% de taxa do que receber mais rápido e pagar quase 40% de taxas, óbvio.

Para vender seus livros você tem que saber calcular o peso da obra antes mesmo de imprimi-la. Vamos aos sites que nos ajudam nisso, são autoexplicativos. Depois confira se as pesagens bateram, depois de impressa a obra, com o livro nas mãos confira.

Nunca irá bater exato. Um detalhe é que na UICLAP o peso exato é gerado na publicação do livro, o que é uma vantagem para o autor.

O último link descreve bem e ensina a calcular passo a passo o peso de um livro antes mesmo de imprimi-lo.

Mas te asseguro, vai aproximar, mas nunca vai bater o peso exato ao que terá nas mãos.

Certifique-se que os dados sejam os corretos, por exemplo:

  • Gramatura da capa: 240 g/m
  • Gramatura do miolo: 75 g/m

[1] Atualmente uso um gerenciador de conteúdos bem melhor, mais leve, mais prático e mais fácil de lidar, chama-se WordPress. E aceita loja virtual também, chamada Woocommerce (plugin open source).

[2] Quando recebi 100 dólares do Google pela monetização de meu canal no YouTube pela Caixa Econômica Federal, paguei uma taxa de quase 37%, realmente um absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *