As desvantagens da impressão sob demanda

A desvantagem é que não é adequada para imprimir maiores quantidades de livros. Se quiser imprimir uma quantidade relativa de 300 a 500 unidades ou mais, o offset se torna mais eficiente e econômico.

Mas essa média pode variar conforme o número de páginas do livro. Quanto mais fino o livro, essa média de 300 a 500 aumenta, quanto mais grosso o livro, essa média de 300 – 500 diminui. E talvez haja alguns fatores técnicos indiretos, conforme a característica de cada gráfica, que possa influir no número que sugeri, por isso chamei de “quantidade relativa”.

O offset traz outros problemas de informática ao autor independente. Os arquivos do livro precisam receber tratamentos mais técnicos e sofisticados e textos, capa e imagens precisam ser tratados com muito mais qualidade (DPI).

Precisam de receber: qualidade maior ou igual a 300 DPI (pontos por polegada quadrada), sangria e linhas de corte, tudo com perfeita exatidão milimétrica. Isso exige software como, por exemplo, o Corel Draw, Adobe Photoshop e Adobe InDesing. Já soube utilizar o Corel um dia, mas nem o tenho mais.

Se você vai contratar um serviço que vai imprimir seu livro em quantidades, peça uma PROVA DE IMPRESSÃO. Veja a qualidade da obra antes da impressão em série, isso ajuda a evitar certos constrangimentos por falta de qualidade. Na prova de impressão você verifica possíveis erros antes de liberar a impressão de uma quantidade maior.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *