O que é PRINT ON DEMAND ou impressão sob demanda

É impressão sob demanda. Este sistema pegou com o crescimento da web e toda era digital, e deu uma força especial aos autores independentes.

A vantagem desse sistema é que um autor independente pode imprimir poucas, ou até mesmo, apenas uma obra, sem ter que investir grandes quantias, em verdade, se você for “valente” não precisará investir nem 1 centavo. Antes, tínhamos apenas os sistemas em offset, cujos valores de investimento são quase sempre maiores. Às vezes em grandes quantidades ainda compensam.

Desde meados do século XX, a impressão offset tem sido o método mais utilizado para impressão de livros. O processo envolve fazer uma impressão de uma ou mais páginas (depende dos tamanhos) em uma chapa de alumínio. A tinta é então aplicada a essa chapa, a seguir é prensada contra uma folha grossa de borracha. A borracha, por sua vez, é então prensada contra o papel que é alimentado na prensa. A impressão offset permite a produção “barata” e de alta qualidade de grandes quantidades de livros.

No entanto, este método não é economicamente viável a menos que grandes quantidades estejam sendo impressas, devido aos custos envolvidos com a instalação, tinta, mão de obra e das prensas.

Naturalmente, isto apresenta um problema para a maioria dos autores autopublicados que não podem e/ou não querem fazer substanciais investimentos iniciais. A maioria de escritores iniciantes sabe que não deve investir em algumas centenas de exemplares logo de princípio. Quem sabe se alguém vai mesmo comprar o teu livro? E sabemos das dificuldades cada vez maiores do mercado editorial.

É aqui que entra a IMPRESSÃO SOB DEMANDA. Se imprime os livros à medida que as encomendas (ou seja, os pedidos) são feitos.

Então, quando se encomenda um livro (geralmente em algum site – loja virtual – da empresa que imprime sob demanda), essa encomenda vai diretamente para as gráficas, que produzem o livro, e em seguida, enviado diretamente para quem fez o pedido.

O processo de impressão é totalmente digital, o que significa que é muito mais rápido e muito mais barato do que a instalação de uma impressora offset. Isto significa que o custo por livro é menor, até cerca de umas 300 – 500 cópias, que são quantidades relativas, quando a impressão offset começa a ser rentável e a valer a pena.

Em outras palavras, isto faz da IMPRESSÃO SOB DEMANDA o método perfeito para a impressão de lotes menores de livros. Mas mesmo com a impressão sob demanda, você ainda pode ganhar algum desconto na compra de maior quantidade, exemplo, de 100 livros.

Isto é muito bom para autores autopublicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *