Calculando a lombada de seu livro

Suponhamos uma obra tamanho A5 (14,8 x 21cm), com 200 folhas (equivale a 400 páginas), com papel offset 75g, teremos uma lombada de 11 mm (já calculada), mas para conferir e aprender vamos usar um site e também a calculadora e comparar os dois resultados.

Se quiser fazer o cálculo pela web bem fácil, visite este site, mas atente que o site trata a “quantidade de folhas” como sendo “páginas”, uma pequena confusão, mas acho que você entendeu, e para simular nosso exemplo anterior digite 200.

O tamanho da lombada depende da quantidade de páginas que seu livro tem. A nossa ferramenta irá calcular o tamanho para você, mas se você quiser compreender o raciocínio, o cálculo é:

(Quantidade de páginas / 20) + 1


Em milímetros. Isto é, para um livro com 200 páginas:

(200 / 20) + 1 = 11 mm de lombada.


Outra forma de cálculo de lombada para livros impressos:

L (cm) = Nº pgs  x  gramatura  =   200 x 75  =  1,1 cm

14.400                     14.400

=> arredondando-se sempre para cima e fechando o milímetro completo. Temos aqui 11 mm, nada de 10,5 mm.


As orelhas, além de um suporte para o conteúdo comercial e editorial, têm também uma função física: reforçar a estrutura da capa em encadernação brochura. Ajudam também como marcador de página ao leitor, se não se importar em dobrá-la.

Normalmente, a capa brochura é impressa em papel cartão não muito grosso (ao redor de 250 g/m²). Se não tivéssemos orelhas, as pontas da capa tenderiam a dobrar, enrolar e amassar com a manipulação do livro — por isso, não é muito recomendado a escolha de capa brochura sem orelhas.

Justamente para melhor sustentação da estrutura, as orelhas devem ter o tamanho variável e relativo de metade da largura da capa, até quase a largura total da mesma.

Ou seja, para um livro de tamanho fechado 14,8 L x 21 A cm (A5), a largura das orelhas poderia ficar entre 7 cm e 13 cm, normalmente opto por 8 cm, dá para firmar bem a obra e ainda colocar informações adicionais, como foto do autor, site, sinopse da obra e até outras obras do autor.

Aqui uma capa completa, com a lombada e as 2 orelhas, cada uma com 8 cm. Qualidade da imagem em 300 dpi (pontos por polegada quadrada).

Se for incluir alguma foto na capa, ela terá que ter 300 DPI também para ficar otimizada.

Pode ser de resolução menor? Pode, mas não ficará tão boa.

Os termos comumente usados são: “orelha da capa” e “orelha da contracapa”. Evitamos a nomenclatura “orelha direita” e “orelha esquerda”, pois isso varia, dependendo de como estamos olhando o livro. Mas se procurar na web, isso não é obedecido, fica dito, por questões de informação.

A medida da sua capa em pixels, depende da resolução (DPI), que é o que define a qualidade da imagem, e 300 dpi é o mínimo exigido de qualidade para as capas.

É isso que se configura nos softwares de edição de imagens para construir a capa, mas na mentoria vou fornecer um modelo pronto para o mentorado, ele só vai ter que fazer a lombada que varia conforme cada obra, no Canva (link já citado) ou no software de edição de imagens que ele desejar.

Na imagem a seguir, que baixei da web – fiz uma pequena edição – você tem uma amostra em Photoshop onde você observa uma seta que aponta para cima, vendo as medidas da régua em pixels (px) e as várias finas “linhas guias”, que dão precisão absoluta nas medidas, exigindo exatidão nos cálculos pelo autor da capa.

Esta régua poder ser exibida em milímetros ou pixels. Para configurar as medidas da régua do Photoshop é só usar CTRL + K, abre-se a caixa de diálogo, ao lado esquerdo, você clica em “Unidades e réguas” e habilita como quiser.

É bem fácil encontrar ajuda na web, principalmente no YouTube sobre isto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *