O que é possível ensinar / aprender a um pretenso escritor independente

Não se ensina virtudes, são naturais e inatas de cada alma. Porém, a humilde é possível começar a desenvolver, nem que seja por etiqueta e discernimento social, depois é só se aprofundar no caminho do autoconhecimento e autopesquisa para aprender a ser mais genuíno e autêntico.

A desinibição é apenas prática, se desenvolve com relativa facilidade. Nada que um curso de oratória não resolva.

Não se ensina criatividade com a mesma simplicidade de uma condição intelectual, é um longo processo, se ensina a usar as ferramentas que estimulam a criatividade (foro íntimo), e nunca é tarde para começar e aprender a usá-las.

Às vezes os cursos tentam vender a oferta de “como ser criativo”, em verdade, não se vende isso, se vende o treinamento para escolher e usar os recursos para desenvolver a criatividade, inclusive por meio de métodos de organização e até otimização do tempo.

Por exemplo, posso vender um quebra-cabeças para você montar, mas a montagem dele é com você, entende? O que o autor pode fazer é organizar seu processo criativo. Sim, isso pode abrir novas perspectivas criativas.

Também é IMPOSSÍVEL ensinar a ser um sucesso literário, a ser um “ganhador de prêmios”, a ser um best-seller (obra que é sucesso de vendas), a ser famoso e adorado, mas sempre há uns excêntrico$ que prometem mundos e fundos.

Um professor ou mentor que já recebeu muitos prêmios, não garante as seus alunos um feito igual. O mais importante é a experiência geral, de conjunto e a forma didática e honesta de tal professor-mentor ensinar e saber adequar isso a obra e ao contexto do escritor mentorado-aluno em específico.

Evidente que, cada mentor tem seu valor e sua experiência específica, e se você os reunisse, cada um deles teria conhecimentos que poderiam ensinar a todos os outros.

Ninguém sabe tanto que não possa aprender com os outros, e ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar aos outros.

Também é impossível ensinar a experiência, que é o que tenho hoje, que me ajuda a discernir o que é melhor ou pior, o que parece o vantajoso de contexto, que dá uma visão de conjunto, qual o profissional que parece mais idôneo a competente para contratar – se for o caso – qual ferramenta, e o discernimento justo de quem promete o quê, sem exageros comerciais e marketing exagerado.


DICA – Quero também chamar a atenção, que há empresas de marketing na web, que prometem sucesso de seu site no Google, senão, “posicionar o cliente em primeiro lugar” nas buscas orgânicas, algo totalmente IMPOSSÍVEL!

É possível promover teu link, nas buscas pagas, com bastante dinheiro ou até uma outra coisa que é otimização do site SEO (mesmo assim com resultados relativos) se o autor tiver um – meu site é otimizado quase ao máximo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *