1. Leitura Crítica
Um avaliador de texto em leitura Crítica especializado adota uma abordagem ampla e mercadológica ao analisar um livro. Esse profissional realiza uma análise da narrativa, enredo, personagens, temática e todos os aspectos relacionados à história da sua obra.
Normalmente, o avaliador de texto fornecerá um relatório contendo os pontos fortes e fracos da sua obra, bem como sugestões de melhoria e questionamentos para futuras revisões.
Geralmente, os autores contratam diretamente o serviço de avaliação de texto, que pode ser útil ao apresentar uma proposta de publicação. No entanto, editoras e outras empresas também podem eventualmente contratar esses serviços.
É importante ressaltar que a avaliação de texto é um serviço pago, portanto é fundamental verificar cuidadosamente a credibilidade do profissional ou empresa contratada para esse serviço!
2. Leitura Sensível
A análise sensível de texto tem ganhado cada vez mais relevância na literatura contemporânea. Diferente da abordagem crítica, que foca exclusivamente na narrativa, a análise sensível direciona sua atenção para questões de representatividade de grupos historicamente marginalizados e também para temáticas delicadas, como abuso, suicídio, violência e outros assuntos sensíveis.
O leitor ou leitora sensível busca responder à pergunta: “Qual é a maneira mais autêntica e livre de estereótipos para retratar esse personagem ou abordar esse tema?” Essa resposta é então apresentada em um relatório minucioso, apontando os aspectos problemáticos da obra.
Vale ressaltar que a análise sensível de texto é um serviço remunerado, e é essencial selecionar profissionais qualificados para realizar essa avaliação.
3. Leitura Beta
Leitores e leitoras de pré-lançamento (beta) são representativos do público-alvo do livro. Eles desempenham principalmente o papel de “termômetro”, testando como uma obra se sairia no mercado real ou servindo como uma amostra da experiência de leitura. Seu objetivo principal é fornecer feedback ao autor ou autora do ponto de vista do leitor.
E como encontrar esses leitores de pré-lançamento?
Imagine o perfil do seu leitor ou leitora ideal – são essas características que você deve procurar. Por exemplo, se o seu livro é um romance jovem adulto, busque pessoas dentro dessa faixa etária para fazer a leitura prévia do livro. Se é uma obra de não-ficção voltada para negócios e carreira, procure aqueles que mais se beneficiariam com os ensinamentos abordados. Pergunte a si mesmo: para quem você está escrevendo?
A leitura de pré-lançamento é um serviço voluntário, e você deve buscar pessoas que não sejam profissionais do ramo editorial, mas sim, indivíduos que se assemelhem ao seu público-alvo.
Normalmente, uma obra passa por análises críticas e sensíveis, e somente após a revisão considerando esses pareceres profissionais é que se avança para a leitura de pré-lançamento – afinal, é esperado que o feedback nessa etapa seja menos técnico e mais geral.
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium, humorista incorrigível da consciência, que sente uma saudade incrível de seu planeta, e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Alega: Não quero ficar com os “bons”. Autor de 41 obras independentes: 5 de informática e 36 de espiritualidade sem religião e consciência. Engenheiro Civil, pós-graduado em: Educação em Valores Humanos e também em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. Autor da obra SEU LIVRO PUBLICADO. É a obra mais grossa, mais completa e mais detalhada do mercado, sem concorrentes a altura: 404 páginas, principalmente baseado nas plataformas: Amazon, UICLAP e Clube de Autores. Obra ilustrada, com links e QR Codes. Com 112 imagens, 78 QR Codes, 187 links, 4 tabelas, e detalhes minuciosos e macetes raros que ninguém nunca contou antes. Todas as obras aqui: clube.consciencial.org (copie e cole no navegador). Todos os ebooks aqui: ebooks.consciencial.org (copie e cole no navegador).