Como identificar textos do Chat GPT?
A tecnologia de inteligência artificial GPT está substituindo a produção de textos pela capacidade de replicação, comprometendo a profundidade e consistência das informações.
Destaques
- 💻 A máquina de inteligência artificial GPT produz textos superficiais baseados em associações de informações existentes.
- 📚 A replicação de textos sem profundidade compromete a qualidade das produções acadêmicas e científicas.
- 🧠 A educação precisa formar indivíduos pensantes, capazes de analisar criticamente e produzir conhecimento de qualidade.
- 📖 A falta de base na formação acadêmica pode levar ao uso irresponsável da tecnologia de inteligência artificial na criação de textos.
- 💡 É fundamental incentivar a busca por conhecimento rigoroso e ético, evitando a dependência excessiva da tecnologia para produção de conteúdo.
Transcrição do vídeo
Como identificar textos do Chat GPT? – YouTube
Transcripção
hoje nós vamos aprender um pouquinho sobre as limitações do chat gpd na questão não só do chat GPT tá isso é uma tecnologia mais de outras tecnologias que também é trabalham nessa produção hoje nós vamos
(01:36) falar de texto depois falaremos de outros tipos de produções mas começaremos com texto Boa noite Alan Vieira Boa noite Fábio Teixeira Luiz Antônio vamos falar depois de outras tecnologias mas textos eu acredito que o ser humano né sociedade de uma forma geral desde que o humano de que o homem descobriu o
(02:04) texto o símbolo da escrita nós começamos a dar um salto não só de conhecimento não só de civilização mas também é a base final de da nossa produção científica né Não só científica mas conhecimento como um todo são através dos textos que nós nos comunicamos transmitimos conhecimentos mais duradouros que traduzimos esse mundo para quem
(02:34) Especialmente para quem vem depois mas também para aqueles que nos rodeiam e compartilham o conhecimento que subsidiam essa troca de informações o texto para nós que somos acadêmicos para nós que trabalhamos como pesquisa são fundamentais porque são os mecanismos que nós utilizamos até para reportar
(02:57) Tais informações E desde o começo do ano quando a gente é quando foi lançado nessa tecnologia finalzinho ano passado começo do ano muitas universidades do mundo inteiro já tiveram problemas como textos a cop que é o comitê internacional de pesquisa né de ética de pesquisa já tá discutindo sobre essa inteligência artificial pode
(03:26) ou não ser autor de artigo científico né Entrar como contribuidor o que nos dá ainda mais subsídios para temática de hoje boa noite pessoal de Angola Moçambique que acompanha a gente aqui do Chile Boa noite Augustinho Boa noite Maria Tatiane Boa noite muito obrigado por ser membro do nosso canal Heloíse ciumeni Boa noite todo mundo que
(03:55) que nós vamos fazer aqui hoje nós vamos testar eu vou explicar um pouquinho para vocês dessa ferramenta lembra que nós falamos numa das primeiras lives quando começamos a desdobrar esse assunto é que os verdadeiros humanos as pessoas que realmente entendem o que estão fazendo as pessoas que realmente
(04:19) compreendem tecnologia não compreendemente né compreensciência não vão ser substituídas quem vai ser são aquelas pessoas que querem usar isso como algo falou para burlar o sistema né Mas vamos lá o Luiz Antônio coloca assim super estranho uma ia fazer um texto acadêmico afinal de contas é um robô replicando
(04:42) coisa que está em outro sistema robótico essa luz Você levantou uma questão fundamental para a gente refletir aqui hoje eu até pensar a gente vai começar aqui com a contribuição do Luiz Antônio é justamente isso Luís o que acontece é que muitos alunos muitos pseudo pesquisadores não foram muito longe além
(05:09) de replicar o que já existe Luiz a gente criou um sistema é talvez porque Tudo aconteceu muito rápido mas Nós criamos um sistema de produzir ciência que não na verdade só acaba só replicando então não estou falando de todo mundo muito pelo contrário é isso que nós vamos aprender hoje e muitos aqui que são
(05:33) pesquisadores muitos aqui que são professores vão começar a repensar a forma de produção de ciência e de produção de texto é esse é o ponto que você trabalhou agora Luiz essa replicação que a inteligência artificial faz que é basicamente a gente vai falar sobre isso basicamente é que muita gente acaba por
(05:58) fazer quando se fala de ciência Então essa inteligência artificial vai ocupar espaço de pesquisadores para o futuro de pesquisadores de verdade não de mentes pensantes de verdade não tá mais das pessoas que estão replicando ciência que estão replicando texto sem ter a cognição do pensar da análise crítica Aí
(06:27) sim é injustamente isso que a gente é vai dar uma vai observar é o caminho que nós vamos hoje é trabalhar voltou né falou que travou Tá tudo bem aí Tá todo mundo joinha Boa noite Marcelo Boa noite Maria Boa noite Bárbara todo mundo tá chegando aqui eu falou que travou e eu tô falando aqui tá tudo dá para vocês me ouvirem bem
(07:11) ah voltou maravilha então Dulcinéia bom pessoal então vamos lá o galgo colocou assim Maravilha e é aqui que nós vamos hoje então eu vamos pensar primeiro a gente vai começar a usar a tela aqui eu vou compartilhar o Marcos colocou assim professor da pode melhorar a produtividade do pesquisador ou esbarra nos princípios éticos
(07:43) Marcos a gente vai a gente vai trabalhar hoje na demonstração aí no final você faz essa pergunta daí você [Música] a gente vai vai começar a pensar nessa resposta o que que acontece pessoal vamos partir de novo do Luiz vamos entender primeiro o que que é essa tecnologia na verdade tá essa tecnologia nada mais é do que uma
(08:13) máquina tá programada um sistema programado em cima dos códigos das informações que nós colocamos que nós fomos publicando nesse decorrer Mas é uma máquina tá é uma máquina com trabalhando a partir de códigos semana essa semana já começaram a discutir sobre as preocupações desta máquina está aprendendo como foi
(08:48) usado a linguagem vamos entender um pouquinho sobre isso tá essa tecnologia Inicial ela é uma proposta pensada e patrocinada inicialmente pelo Elo musk com todas as equipes de engenharia depois nós tivemos a Microsoft investindo milhões e milhões para que essa essa houvesse uma uma capacidade quase um cérebro robótico em
(09:18) juntar todas as informações e devolver para aqueles que estão operando essa tecnologia recentemente a Google tentou fazer um lançamento que foi um fracasso uma pergunta errada que rendeu ali alguns Bilhões de Dólares mas já demonstrou o que que o que que ela está buscando né que toda a sua tecnologia
(09:45) para que todo usuário quando busque alguma coisa na Google ela devolva quem vai devolver não vai mais ser usuário buscando o site por site artigo por artigo mas sim devolvendo as informações que são mecanizadas que são moduladas pela inteligência artificial na verdade essa inteligência artificial ela já existe
(10:12) algum tempo não desta forma mas já existe quem nunca quem nunca reparou que as notícias que aparecem no seu celular ou no seu computador elas aparecem de acordo com seus interesses quem nunca reparou que tá no meio de uma conversa ali informal com amigos ou em casa e essa inteligência já começa a te
(10:36) oferecer produtos dentro do que você está falando então quem nunca reparou isso quando a gente fala numa que nós falamos sobre a hipocrisia dessa questão da individualidade É porque no fundo todos nós já sabemos disso então esse tipo de Tecnologia de Inteligência Artificial que capta e Tecnicamente devolve que na verdade acaba induzindo a
(11:02) certos caminhos é uma coisa que já existe e já está sendo usada o que não existia era esta forma tá desta Inteligência Artificial fica tão visível para a gente que a gente possa acessar tá e utilizar uma série de proveito certo Bom vamos lá então vamos começar aqui que tem bastante coisa para a gente é
(11:35) trabalhar hoje porque eu quero trabalhar com vocês no sentido prático para vocês entenderem Qual é a organização desses textos e quais são os perigos tá Thiago Muito obrigado pela sua presença de novo Débora muito obrigada Amauri muito obrigada Mário Marcelo a Jesus a pergunta assim quais os perigos da
(11:58) existência de criaturas artificiais mais inteligentes do que nós humanos inteligentes eu não diria assim no sentido de Sabedoria de cognição mas programadas tá quando nós falamos dessa desse tipo de texto é programado Então vamos entender primeiro então essa tecnologia a tecnologia GPT tá é como se chama a tecnologia igual html html é um
(12:27) tipo de linguagem uma tecnologia Então esta tecnologia é a capacidade desse sistema de informações se organizar de forma que nós possamos interagir Tá mas interagir com esse sistema de informações como Alexa por exemplo como as outras inteligências que já existem só que esta se promove se propõe a tomar alguns lugares dos seres
(13:02) humanos aspas Tá mas que tipo de lugares é isso que a gente vai ver hoje tá então hoje nós vamos utilizar a inteligência que está aberta isso aqui gente é uma questão tão delicada porque realmente Se nós formos aqui eu vou apresentar minha tela aqui para vocês e aqui quando a gente abre aqui ó se você vem aqui no Resort do Open Ai que
(13:36) esta tecnologia ele propõe a fazer aqui ó tá vendo o que que ele pode fazer pode fazer imagem pode fazer conexões pode ser um neurônio Mundial pode unir um monte de coisa pode fazer música Pode fazer efeito pode fazer vídeo pode fazer tudo isso pessoal pode tá então vamos lá pode fazer agora vamos falar de texto tá
(14:06) por exemplo o que que tá preocupando a pessoa vem aqui qualquer coisa que você colocar você vai ter a resposta da Inteligência Artificial Então vamos lá eu quero eu quero faça uma dieta é saudável com 1.500 E aí ou ele vai fazer uma introduçãozinha porque sempre ele coloca a introdução padrão pessoal padrão de texto é sempre
(14:47) o início esclarecendo quase repetindo que você falou e dizendo que é importante tá então sempre botou qualquer assunto que você colocar ele coloca ele coloca essa questão de que é importante que você tá fazendo uma busca relevante e vai te dar isso daqui ó ele deu uma dieta para mim de 1.500 calorias
(15:13) se eu colocar 800 ele vai colocar Se eu colocar 100 ele vai colocar Se eu colocar 2.500 ele a informação vai trazer essa informação ela vai chegar eu quero um treino eu quero faça um treino é físico aeróbico E aí ele vai pensar no que eu tô pedindo vai buscar na internet ou em toda nessa base de dados por isso que a Microsoft
(15:51) tá com tanto medo tá ele trava obviamente de vez em quando de vez em quando Ah ele já tava fazendo aqui ó ele vai fazer aqui várias o que você pedir ele vai fazer agora por que que a Microsoft tá tão preocupada e foi todo aquele chabu para a questão da Google porque se nós falarmos hoje de conteúdo máquina aqui
(16:19) as que tem mais informações entre a Microsoft a Google a Google vai oferecer na lógica uma situação muito melhor tá aqui vai pessoal qualquer coisa que você pergunte vai a Google já teve esse Desde janeiro de cerca de 25 a 30% menos acesso E aí a discussão as pessoas estão deixando de procurar na Google para procurar na
(16:50) inteligência artificial no entanto a inteligência artificial não apresenta 100% das informações ele é ótimo para dar recomendações de referências bibliográficas e teóricas para injetar uma pesquisa mais assertiva não é não sabe porque porque é máquina ele vamos lá vamos falar um pouquinho o Fábio coloca assim sobre a inteligência
(17:16) artificial temos aprendizado de máquinas que aprende sobre diversos assuntos e aprende a replicar replicar exatamente Fábio mas não aprendeu ela associou é máquina vamos falar então de uma linha de pesquisa vou pegar esse aqui ó essa aqui é a versão mais simples esse aqui é o playground tá onde tem uma
(17:36) uma aí que tá Será que vai ser um aprendizado mais profundo vamos lá então falando quem está aí que tem uma linha de pesquisa bacana quem trabalha com uma linha de pesquisa interessante aí para gente uma teoria cognitiva Quem que tá fazendo dissertação quem tá fazendo tese quem tá fazendo um artigo põe aqui para
(18:00) mim uma linha de pesquisa para a gente entender um pouco mais pessoal ninguém tá desenvolvendo nada nesse momento que que é isso manufatura aditiva Então vamos lá faça um texto com referência citação e normas sobre manufatura aditiva vamos submeter ó padrão de Inteligência Artificial sempre vai ser alguma coisa interessante
(18:47) no começo a manufatura aditiva é um processo de fabricação que tem revolucionado ainda tudo vai ser interessante primeiro padrão no entanto aí vai ser o segundo padrão o segundo padrão vai tentar explicar o que que é o terceiro que que vai acontecer no terceiro Ele vai tentar oferecer resultados até que ele tá procurando aqui deu uma
(19:20) travadinha que ele sabe que eu tô falando mal dele E aí ele vai trazer uma técnica Teoricamente uma aceitação eu vou pegar esse aqui e vou jogar lá no outro porque de vez em quando ele dá essa travadinha aqui então vou pagar aqui e vou voltar nesse tema aqui ó eu vou fazer outra eu vou fazer outra pesquisa
(19:50) com a mesma também olha o que que ela colocou a manufatura aditiva é um processo de fabricação que tem revolucionado lembre-se sempre os primeiros parágrafos vão ser super interessantes aquilo que você tá pesquisando tá segundo o professor dele coloca o nome do professor empresa belga de software aditiva permite a fabricação
(20:14) de partes Tecnicamente alguma coisa que ele falou uma citação direta e tem essa aceitação aqui tá Então beleza vamos pedir aqui ó presta Inteligência Artificial fazer a mesma O mesmo texto aqui ó a manufatura aditiva também conhecida como eles é uma técnica de objetos tridimensionais a é que ele já colocou
(20:38) segundo o gao 2021 etc e tal vamos esperar aí ele tenta explicar o que que é sempre vai ser uma coisa interessante ele vai tentar explicar tá colocou as normas fez um texto Tecnicamente interessante tá citou os autores ó Tecnicamente parece que são autores interessantes coloca aqui Kong 2017 Explica de novo principalmente parte
(21:13) conceitual coloca o artigo aqui faz citações Olha que interessante citação internacional Olha que bacana Ai meu Deus voltei ó tá produzindo um texto semelhante tá vendo sem ó é exatamente ó mudou a citação mas se você ler com atenção é um texto bem semelhante aquele que você começou aquele que foi feito lá atrás só que
(21:52) mudou a fonte agora que mudou a fonte quanto mais a gente a gente pede é para colocar ele vai fazer tá só que só que vamos lá pessoal ó o texto é bem parecido as referências mudam agora tenta buscar esse texto e ver todos eles se falam Realmente isso tá vamos vamos lá então primeira coisa padrão vamos pedir de novo vamos pedir
(22:28) mais uma vez vamos ver ao mesmo tempo tá vendo texto mais ou menos parecido mudou de novo a ordem ó misturou aquele primeiro texto com o segundo texto Mas ó mudou a citação tá então são textos pessoal baseado no que é mais ou menos comum mas as citações não estão certas e elas mudam são os textos muito próximos só mudando
(23:05) as citações que Teoricamente a Heloísa entra naquela questão que você falou Nós aprendemos a fazer uma ciência errada não tem uma reflexão porque quando o cara tá falando dessa manufatura aditiva ele teria que ter um conhecimento geral e trazer um pouquinho mais mas a estrutura Cassiano ela é totalmente Rasa por isso que eu falei
(23:32) vão substituir pessoas que são não são não digo analfabeto funcional mas são pessoas que leem Raso lê sem pensamento crítico e que escreve esse pensamento crítico tá vamos lá vamos pessoal aqui ó ISO Martin Shen só batendo o olho a gente vê ó manufatura aditiva também conhecida como impressão 3D uma técnica de cabeção de
(24:03) objetos tridimensionais a partir de modelos digitais tá se a gente tentar de novo tá vai de novo só que vai mudando vai replicando textos rasos bem rasos bem conceituais sempre tentando explicar conceito primeira sensacional depois explica conceito coloca as fontes só que vai mudar palavras pessoal vai mudar
(24:29) junções de palavras mas se você for na fonte não é tá ele coloca as estações na forma de agradar não para ser informativo é exatamente isso Luís ele não tem como fazer ele não sabe ler um texto ele sabe fazer associação tá Ele tem ele faz essa essa associação do que tem na internet tá quanto mais associações essa essa inteligência for
(24:59) capaz de fazer mas tende a enganar Porque que o pessoal que mexe com texto publicitário é mexeu o mercado de todas as agências porque o pessoal que mexe com texto publicitário mexe para massa e Mexe com textos rasos aquela empresa grande que tinha de produção de texto de internet para colocar em blogs colocar
(25:23) em site é Raso esses textos rasos tá que não tem muita coisa profunda que fica repetindo Mais do Mesmo os pesquisadores que não sabem pensar que se dizem pesquisadores Ok mas se você ler com Atenção se você é profissional da área ler com atenção e principalmente colocar Fontes esse texto vai desconstruir ele é
(25:46) ele é modulado tá para mas ele não ele é modulado pela Inteligência Artificial mas não é uma coisa certa é vamos ver aqui ó Luiza colocou assim invisibilidade de mulheres professoras vamos ver lá avaliação de propriedades mecânicas Termas esse aqui ó essa datatiane quando fala dióxido de grafeno que a gente sabe que tem o óxido de
(26:12) grafeno ele tá sendo muito pesquisado agora é usado é Tatiane Você é da Odonto tá sendo muito usado para implante né tô fazendo muitos testes com implantes com questão de ambiente vamos lá eu vou ver se colocar avaliação ó avaliação das melhor vamos colocar um texto acadêmico com fonte é referências
(26:49) excitação sobre a avaliação das propriedades mecânicas e térmicas de nano compostos e polímeros e óxido de grafeno aí ele vai falar exatamente Quase que eu coloquei falar que é importante na indústria que está sendo muito pesquisado e a gente vai começar ó tá vendo ó tem ganhado grande destaque na indústria nem é minha área e
(27:37) eu já sabia o que que ele ia falar porque sempre gente dá é sempre ele vem com essa o primeiro a importante tem falado etc e tal e aí ele vai trazer referências aqui ó Então parece tá exatamente ela tenta agradar exatamente Luiz ela pegou o porque por que que ela tenta agradar porque a inteligência artificial quando é programado é
(28:07) justamente são Bilhões de Dólares investindo aqui ó tá vendo ó e ele sempre traz essas conclusões então ele vai fazer o texto tá boa noite Afonso Jorge tá lá em Moçambique tá tarde aí mas ele vai fazer um texto e vai sempre trazer conclusões repetindo aquele texto Então dá uma olhada Você tem um padrão aqui primeiro
(28:37) ele começa é muito importante tentando a dar e colocando conceito ou ele coloca o conceito em cima tenta agradar e coloca ele coloca aqui a fonte do Liu é Tchau 2017 se você for no artigo original não é isso porque ele pegou a fonte do artigo aquele tá dividido o texto introdução O tópico e depois a citação
(29:04) se nós olharmos é basicamente O mesmo texto reescrito de forma Rasa tem Universidade que tá passando enganado tem professor que está sendo é enganado Tá mas gente quem é quem que é que tá sendo enganado quem não sabe nada profundo ou quem não quer aprender ou queimar o ler o texto porque você olha o texto assim parece bonitinho mas
(29:34) se você é um profissional tá se você é um profissional que entende o que você tá falando que conhece as fontes que sabe o que você tá fazendo você vai entender que é Raso você vai entender que tem muito muita coisa aqui que não vai se pede para mudar muda se você colocar fazer um texto persuasivo para defender qualquer tema A moça falou
(30:02) das mulheres aí ó quer ver ó vamos apagar aqui fazer um texto faça um texto persuasivo se fontes e referências sobre a luta das mulheres professoras isso eu tô no comando mais básico tá pessoal aqui dentro tem muitos outros comandos que eu posso deixar o texto trazer emoções positivas emoções negativas que eu posso fazer um monte de
(30:39) coisa Alessandra falou que só sabe dados até 2021 na verdade não viu Alessandra Na verdade são tecnologias diferentes então a Google tem uma tecnologia a essa que que é financiada hoje pela Microsoft tem uma tecnologia de banco de dados Então pensa a Silvana colocou assim o texto produzido por eá passa a noite plágio
(31:14) Depende de quando você passar Silvânia porque esse texto aqui ó ele colocou essa fonte aqui ó Inep e UnB tá então sempre eu falei que era um texto pessoa persuasivo se você ler vai parecer uma coisa interessante tá Ó tem uma importante é uma coisa muito debatida sempre como começam e aqui que tá gente
(31:37) da onde que essa inteligência aprendeu a fazer isso tá inteligência esse algoritmo é da nossa e na habilidade de fazer pesquisa nós fomos replicando O que que a gente teve qual foi o cenário O que que a gente aconteceu né a gente aconteceu o cenário de antigamente que não é tão antigamente assim para quem é
(32:00) antes para quem começou a vida acadêmica antes dos anos 2000 a gente não tinha a gente tá falando de 23 anos só da nossa idade aqui ó para quem começou a vida acadêmica do dia antes dos anos 2000 a gente lembra que não era nada fácil maltinha a internet a gente lembra que a gente tinha aqui para a biblioteca
(32:22) E aí de repente o que que aconteceu com esse mundo é que de revolução de informação muita produção muito exigência por se produzir e é muito louco porque a nossa hipocrisia ocidental levou a gente para esse lugar porque porque ao mesmo tempo que se começou a produzir muita ciência quando a gente pesquisador que tá no mundo da
(32:49) graduação em pós-graduação a gente se viu com dois problemas primeiro um monte de exigência de comitê ético então não pode mais fazer pesquisa com isso não pode mais fazer observação naquilo não pode mais fazer aquilo e a gente tem que produzir aí um monte de gente para a produção aprendeu a fazer pesquisa como
(33:08) replicando fazendo que a máquina faz então se você olhar é um monte de artigo científico ele não vai ser diferente tem pesquisador que aprendeu a fazer isso só replicar e muito menos sem pensar tá sem pensar porque você tem que publicar Mas falando disso isso vamos colocar a segundo Fulano segundo Fulano segundo
(33:31) Fulano sem pensar mas espera aí esse pessoal tá falando a verdade Qual é a base desse pessoal como que é a questão Desse pessoal E aí a gente aprendeu a fazer esse texto Então essa essa nossa é essa nossa transição excesso de informação excesso de produção copiar de todo mundo que no fundo essa você fala
(33:55) segundo segundo e não sabe olhar um texto não sabe analisar o local de fala não sabe analisar Quem são os Quem é Quem são os pesquisadores o que acontece pessoal com isso vamos deixar de ser hipócritas nós em muitas vezes não só nós enquanto nós enquanto professores com os nossos alunos aprendemos e de certa forma incentivamos
(34:22) essa essa essa coisa Rasa essa coisa superficial então É bem interessante a gente começar a enfrentar essa realidade e pensar o seguinte primeiro máquina com uma Tatiane falou não tem consistência tá os textos não tem consistência aí quando o amigo pergunta o Marcos pergunta vai dar para usar tá vai dar para usar o que que
(34:51) acontece isso depende publicidade vai usar vai usar programação vai usar vai usar é texto imagens produção de imagens vai usar tá vai produzir histórias rasas vai mas esse tipo de conhecimento para quem é um verdadeiro cientista para quem é um verdadeiro humano não vai servir a Tatiane falou agora em poucos minutos
(35:23) não tem consistência bati o olho ali no material não tem consistência e quanto mais você sabe você vai saber que não tem consistência ele tem um padrão Qual é o padrão agradar então primeira coisa os textos vão ser sempre focados em conceitos rasos os textos vão ser sempre focados nem agradar o parece que é uma leitura
(35:47) porque você vai colocar é colocar E você ainda vai ter as fontes erradas se você ficar clicando você vai ter a fonte errada mas professora como eu encontro isso em um aluno primeiro primeiro nosso trabalho daqui para frente enquanto pesquisadores vão ter que ser aplicados tá número um segundo nós enquanto pesquisadores vamos ter que
(36:18) conhecer base Qual é a base todo o conceito tem base a gente vai ter que parar de buscar a ciência do meio do caminho Ah não a gente pega ali os autores os últimos cinco anos os autores dos últimos cinco anos trabalham em cima de bases tá quais são as bases que ele trabalha Quais são as coisas que Ele
(36:40) defende e conhecimento da capacidade do aluno quando a pesquisa fala a copy tá falando vamos discutir sobre se vai ser autor ou não você tá dando mecanismos para talvez outros tipos de pesquisa mas produção de texto da inteligência artificial é uma coisa que não vai conseguir é trabalhar substituindo os humanos de
(37:10) verdade A ciência é a ciência preguiçosa Luísa Eu concordo com você é uma ciência preguiçosa o que nós temos hoje é muito disso o Marcos falou como que fica os direitos autorais Marcos a essa inteligência a GPT não é voltada ela faz música mas não necessariamente mas nós já temos plataformas que só trabalham
(37:36) com música e você paga autoria tá então você faz uma música para o Marcos Eu já mostrei isso aqui das outras lives você que trabalha com música Volta lá que você vai ver a Maluco logo o seguinte creio que será uma questão de tempo para adquirir essa chamada consistência é um processo de expansão não vai parar por
(37:56) aí sabemos disso Malu sim não tá é um processo de expansão Ok quanto mais informações nós fornecemos quanto mais associações quanto mais vai melhorando sabemos disso mas para produção de textos sempre que humana não consiga alcançar tá aí que está a questão tá Como tá o que nós humanos que tipo de humanos que nós
(38:27) vamos ter que ter ser né na verdade que tipos de humanos nós vamos ter que ser para Que ciência seja algo melhor do que isso tá porque como o como é que o nosso amigo aqui falou começa com g o nome dele que tem gente aqui para aprender a burlar o tá se a pessoa está pensando em burlar Esse é um preguiçoso tá eu quero
(38:56) utilizar o texto para burlar e para fazer mais tá Então olha a atenção bacia o ser humano tá pensando nisso ele tá colocando o que a máquina é melhor do que ele tá trazendo informação mas que tipo de texto profundidade de texto contexto base e aí cabe a nós agora mais uma vez nós enquanto educadores enquanto
(39:24) intelectuais Que tipo de habilidades e competência nós temos que ter nós temos que formar os nossos alunos e quando a nossa educação está atrasada desde a base aqui é uma questão o Fábio colocou assim professor teremos que voltar nas escolas de filosofia antiga para pensarmos em refletir sobre uma forma de
(39:48) pensar como na da Grécia também a gente tem que assim essa essa Rasa essa razão tá Porque que muita gente Por que que as terapias Por que que os coachings Por que que os cursos de crise existenciais e a Indústria Farmacêutica que trabalha com área de psiquiatria está cada vez mais em voga porque a nossa capacidade
(40:09) de pensar de ver o mundo ainda é limitada ainda é ainda é ainda é não é ainda é tá quando bauma falou de uma sociedade líquida que estava de se desenhando e ia ficar pior tá justamente por essa falta de base pela falta de saber quem é a gente é quem somos nós Qual é o nosso papel no espaço Qual é a nossa missão se você começa a questionar
(40:38) Isso numa pessoa ela surta eu dei um curso para adolescentes os problemas os adolescentes são coisas assim absurdas porque se você pede para que pense qual é o lugar dele no espaço se você fica provocando pensar provocando a reflexão profunda ele se mata ele tenta se matar isso gente o que que é isso é falta de criarmos ou termos
(41:03) a ideia da educação enquanto formação de sujeitos pensantes tá a máquina não vai parar não vai parar mas máquina sempre vai estar atrás de humanos que pensem tá a máquina foi feito por isso bom o Luís colocou assim acredito que a nossa educação está atrasada deixa a invenção da internet Luiz Eu acho que um pouco
(41:34) antes porque o nosso processo precisamos de educação brasileiro amarrado em cima de índices sem se preocupar com a nossa realidade a nossa mania de ser ciência ai dos Estados Unidos é melhor do que a gente ai ele é pesquisador de fora é melhor do que a gente isso tudo é uma construção que nós mesmos fomos fazendo e que a
(41:59) gente vai ter que mudar a gente nem tem tempo mas vai ficar pousando que é certo ou errado a questão o nosso time de mudança é muito isso a o Thales colocou assim professor na verdade vai cair muito no que a senhora pontuou na profundidade da abordagem de cada texto é justamente isso Thalles nós enquanto intelectuais nós enquanto
(42:21) pesquisadores a gente vai ter que ser melhor se eu como professora não sei a profundidade desse assunto se eu só pego o material ali bonitinho e acho que ok que tá bonitinho que tá tudo trabalhadinho então a gente vai vai a gente tá nesse nível a gente está nesse nível de substituição pela máquina porque quem é pega pega texto gente até
(42:43) hoje até hoje tem gente que usa errado Karl Marx cante o pega lá o Adorno pega a dor não pega uma frasezinha diz que a dor no setor de qualquer jeito habermas então são textos Espinosa tem gente que é estudioso de um autor e nem sequer sabe as características base desse autor e fala que é especialista Então vai
(43:12) replicando de um meio do caminho sem se aprofundar ali de fato no que é isso o que que essa capacidade de reflexão capacidade crítica é isso bom o a Maria moreste colocou assim isso é um assunto que me preocupa como a juventude de hoje em dia um pensamento Raso é absurdo como eles não pensam não pesquisam é assim nós estamos na frente
(43:36) disso então assim essa Juventude certa forma fomos o que o Que Nós criamos enquanto pais enquanto educadores enquanto o sistema que acabou se preocupando muito e eu vejo muito isso de dia muito muito bacana sua presença também de né Muito bacana bom o Luiz coloca assim está pior do que eu imaginava bom o Hamilton saímos do eixo
(44:01) próprio Boa noite Lu é nós estamos agora numa situação e por isso até nossa preocupação de trazer toda quinta-feira esse assunto porque enquanto educadores enquanto sociedade Marco boa noite enquanto seres humanos Talvez o que que tem acontecido e talvez porque demissões e massas são justamente de humanos que acabam de uma de uma
(44:36) forma ou de outra sendo substituir substituídos porque na questão do humano a máquina faz melhor para quem trabalha né para quem trabalha nós somos a maioria que somos professores educadores alunos administradores quando a gente trabalha com outros seres humanos Vamos pensar nesse exercício quais são em todos os
(45:00) aspectos pessoal todos qualquer aspecto na Instituição envolveu os seres humanos Qual é o nosso principal desafio hoje Não é questão de moral não é questão de falta de comprometimento não é a questão do egoísmo não é não é não é uma questão de as pessoas não se unirem mas todo tempo ficar tentando você puxado de de
(45:28) [Música] ser melhor do que o outro então o que acontece é que nós enquanto seres humanos precisamos agora a máquina tá mostrando isso aqui pessoal se você fica nesse assunto de questão moral e ética a máquina vai te substituir Porque como a nossa amiga pontual isso não vai parar isso só vai aumentar tá isso só vai é para frente só
(46:00) que de certa forma essa inteligência está substituindo aqueles humanos que tem esse problema então cara por exemplo que está trabalhando que não pensam em sociedade que não
(47:05) sabem trabalhar Unidos hoje mesmo eu conversei com uma coordenadora de faculdade dentro da faculdade o maior problema dela é professor tentando puxar a cabeça o tapete do outro professor é professor tendo resistência com a tecnologia gente nós somos professores nós não só temos que dominar a tecnologia como
(47:29) temos que ser melhor que a tecnologia Aquele modelo de educação não funciona mais então é é justamente isso o que era ou é o que é fazer numa pesquisa na escola copiar é basicamente isso então esse lugar que Nós entramos aqui a gente vai precisar ser rápido tá está aqui numa quinta-feira quase nove da noite falando
(47:57) sobre isso entendendo sobre isso testando teste a sua área de Pesquisa Veja se você é professor de uma área você vai dar uma matéria você vai pedir um trabalho teste nos padrões que isso aqui usa Conheça as bases Quem são suas bases tá e mais ainda viu pessoal coloque tá coloque textos para seus alunos
(48:25) trabalharem porque o que mais me assusta é a incapacidade crítica de ler texto simples pega um texto pega um artigo científico joga na mão desse aluno e fala tá aqui ó tá aqui suas fontes você vai fazer seu trabalho em cima disso e eu quero seu posicionamento em cima disso as famosas resenhas que também
(48:47) mudaram de posição porque não sair não escaparam de ser o segundo Bom vamos lá o Marcos coloca assim será que os orientadores Acadêmicos do Futuro terão capacidade de identificar falsos conceitos de autores histórico porque afinal de contas deve haver muita leitura por trás de tudo Marco Exatamente isso isso não é Marco eu vou
(49:11) te jogar uma provocação pior Será que os nossos orientadores de agora sabem ou porque muitas pesquisadores não se esqueçam que há um tempo atrás você tinha que ter um tempo de Formação um tempo de experiência e tem uma outro tipo de dedicação hoje tem muitas pessoas que estão na frente das universidades que já não
(49:36) foram Preparadas dessa forma que já foram preparados com dentro dessa produção do segundo Fulano sem ter tempo para pensar como Luiz colocou aquela Nossa questão de ir para biblioteca da onde é o livro da onde eu pesquisador lembra que a gente tinha que fazer esse exercício Quem que tá falando de onde esse cara é quando ele nasceu
(50:03) Quem foi a formação Dele quem que influenciou esse cara se você pega os livros clássicos assim não do século 15 16 para cá a maioria vai vai justamente fazer esse exercício em cima de outros autores então por exemplo eu pego o ranzionas eu sei que ele foi influenciado por Buttman por heidegger eu sei que ele era amigo da anahan eu
(50:30) sei que ele era judeu eu sei que ela pensionistas eu sei o que que tá acontecendo com a vida dele e eu sei da onde que vem esse pensamento e essa angústia dele porque também ele vai falando isso quando ele vai se contrapondo com os outros autores hoje não hoje você pega um texto do cara e hoje não né muitos materiais e muitos
(50:49) pesquisadores e até orientadores que estão nesse posto hoje fazem isso eles não vão até a fonte eu falei gente se você olhar muitas pessoas o amigo aqui em cima Falou de trabalho de educação as pessoas citam aqueles autores terríveis você não pode ler um Karl Marx e falar que é uma coisa fácil não dá eu
(51:14) entendi eu li Karl Marx ali ó legal e sei tudo e aí a pessoa que você sabe que nunca nunca teria condições de ler um livro desse porque você conhece a formação da pessoa e ela começa a citar tudo que acha Chique né vamos visitar os basilares só que se você olhar com atenção essa pessoa não tem essa capacidade ela pegou pedaços de trechos
(51:42) e colocou ali naquele texto é essa capacidade que nós temos que ter quando nós estamos falando disso nós estamos falando de ser melhor do que a máquina porque isso a máquina não tem como saber a máquina tem como trazer informações como a nossa amiga colocou ou superficial ou com fontes erradas porque ela não leu ela só juntou textos
(52:05) que são de conhecimento comum e muito textos você começa a ver e quando coloca pessoal citação com o link vai atrás do link a maioria não tá mais lá então a Ângela colocou assim temos que o conceito e autores sejam distorcidos pela máquina são Ângela são já são distorcido tá E é isso que a gente tá falando aqui o Marcos e pensarmos cada
(52:30) vez mais como as máquinas positivismo gelado seremos imorais e inferiores a máquina Exatamente isso Marco quando você fala como eu posso utilizar Que tipo de coisas que essa máquina pode trazer aqui para mim esse exercício do pensamento de texto que é profundo por isso que o texto é bom não tem que ser
(52:52) longo tá bom ele tem que ser profundo ele tem que ser reflexível mas a gente bem entrou naquela ideia ah não mas eu tenho que fazer uma monografia uma dissertação de 300 páginas ninguém lê 300 páginas de ninguém hoje e para você fazer 300 páginas com conteúdo profundo Vamos combinar que tenha você vai usar
(53:15) muito conceito que vai ser eu falo que eu embrólio é o Mais do Mesmo a Giovana coloca assim processo educativo que implica em formar ser pensante precisa sair da educação repetidora desconstruir e pensar para agir de forma crítica Exatamente isso Jovina a gente vai precisar sair sabe bndc o que que você
(53:40) tem que ter no ensino fundamental 2 você tem que aprender aquilo aí tenta fazer a gente a gente tem problemas de base falta formação de professor trabalhar com seres pensantes o serzinho que sai com 14 anos ele não só tem que aprender a ler e produzir e pensar como já trazer solução para a sociedade a nossa como a
(54:04) gente falou na semana passada as Universidades estão fazendo isso quais são as habilidades e competências dos nossos alunos e o que nós estamos trabalhando enquanto mediadores desse processo e não é mais aquela questão ao aluno não fez o que eu queira eu quero eu vou queimar o aluno e não sejamos hipócritas isso acontece até os dias de
(54:28) hoje professor que quer dominar o pensamento do aluno E se o aluno trazer alguma coisa mais o professor não quer porque ele ainda tá num outro momento o Marcos coloca o seguinte como podemos incentivar os novos acadêmicos a garantir que a tecnologia seja utilizada de forma responsável e ética Marcos
(54:50) primeira coisa mudando nós mesmos mudamos a nossa capacidade de pensar revendo nossos valores morais revendo as nossas éticas revendo o nosso jeitinho tá e começando a trazer uma educação que trabalhem com problemas existentes de fato na sociedade não só gritando porque muita gente que tem um discurso que parece
(55:18) bonito faz tudo ao contrário eu vejo muito pesquisador que fala de igualdade que fala de [Música] preconceitos questões sociais mas que pegam verba de linha de pesquisa e a última coisa que quer é entrar numa numa sociedade carente para dar algum tipo de curso porque tá no meu com meu com a minha verba garantida ali atrás dos
(55:44) livros é muito mais confortável é isso que a gente vai precisar rever nós vamos precisar rever o tipo de ciência que a gente está como Antonio colocou assim ó as Produções do conhecimento precisam sair do armário mais qualidade e menos quantidade as pesquisas devem chegar dentro das instituições de ensino e
(56:06) ajudá-las Exatamente isso Antônio a gente tem que produzir pesquisas criar seres pesquisadores críticos desde do ensino fundamental 1 o cara pisou no processo de educação filho vamos falar de Meio Ambiente O que que você aprende de Meio Ambiente de alimentação de respeito ao próximo de ética moral você vai ser Alfabetizado já
(56:28) nem dentro desse sistema aí você vai assim Alfabetizado pensando em como você vai melhorar a sociedade e criança cara tem cada ideia que você não imagina não é quando o cara tá lá ele vai se conseguir pegar uma formação de qualquer jeito aí decide se acadêmico porque não quer trabalhar a gente tá numa questão
(56:51) de educação tão profunda que tem gente que faz vai estudando até o doutorado para não ter que trabalhar ele se acostuma ele aprendeu que ele recebe uma bolsa e essa bolsa vai ser maior do que o meu primeiro emprego e aí o que que esse essa pessoa faz ela aprendeu um esquema também do mundo acadêmico ela
(57:14) aprendeu a replicar texto ela aprendeu agradar o professor igualzinho a inteligência artificial ela conseguiu agradar o professor conseguiu agradar a banca E aí ela aprende que ela tem uma bolsa para mestrado aí ela aprende que ela tem uma bolsa para doutorado e depois sai da doutorado ela vai querer
(57:32) fazer um pós doutorado porque ela aprendeu esse sistema E aí quando ela chega com 30 31 anos que ela vai se deparar com o mundo real e agora aonde eu vou aonde eu vou trabalhar o que que eu faço porque também não tá conseguindo se alocar Então a gente tem que enfrentar a inteligência artificial de forma que
(57:54) não vai parar não não vai parar pessoal vai aumentar ainda mais essa capacidade de associação vai agora que tipo de seres humanos somos nós e que tipo de humanos estamos criando aí a minha questiona ao meu questionamento Quais as habilidades e competências para nós primeiro que nós temos que ter para lhe dar nesse mundo
(58:21) que está se desenhando agora e para os nossos futuros para os nossos estudantes o Afonso coloca assim essa que eu vou colocar aqui essa situação é mais grave para educação por exemplo no caso do meu país onde os livros são escassos e muitos caros então é mais fácil recorrer recorrer aos textos artificiais Afonso
(58:45) sim e não e a gente a gente está fazendo o MBA pessoal para trabalhar com esse tipo de conhecimento com esse tipo de reflexão junto com a Angola tá então todos vocês são até convidados mas Afonso O que que você está fazendo você não tem livros aí só que aí Aqui são 9 horas aí é meia-noite meia-noite ou uma
(59:08) da manhã você tá aqui quantos do seu país estão aqui pensando sobre isso é gratuito a gente tá aqui online todo mundo aqui ó mais de 90 100 pessoas então aí que está a questão quantos humanos do seu país estão fazendo isso e buscando conhecimento como você está buscando e você Afonso é um exemplo porque você está três quatro horas para
(59:36) frente todos os assuntos que nós trabalhamos aqui de ciência de formação de Capes de metodologia de projeto de pesquisa o Afonso tá aqui com a gente a gente está falando de três quatro horas para frente meia-noite uma hora da manhã quando a gente estende o Afonso fica Às vezes o Afonso deve dormir já tendo que trabalhar no outro dia e aí
(59:59) vai fazer a diferença Afonso aí você não vai você vai tomar cuidado quando você for buscar uma fonte de informação mas muitas pessoas que têm acesso não não estão se propondo a isso é essa questão essencial é o que nós estamos fazendo para remediar e como as pessoas como nós vamos conduzir nós que somos pensantes
(1:00:23) nós que somos intelectuais nós que somos aqui nós que somos cientistas que nós temos que estar na frente disso bom a professora tem que ter senso crítico para filtrar informações e a com conhecimento justamente se você é professora tá se você é professora você tem que saber exatamente o que você pediu para o seu aluno E aí
(1:00:50) que você pediu para o seu aluno e o que que ele tá entregando de volta para você então a gente começa a reflexão agora por nós mesmos como nós usamos isso aqui porque o texto fica bonitinho fica é só você fazer a pergunta certa e montando o texto que vai ficar bonitinho mas nunca vai ficar profundo e nunca vai trazer
(1:01:14) algo novo porque não vai trazer algo novo porque é inteligência artificial só monta o que já tem ela não cria ela junto que já tem e parece que cria mas na verdade ela replicou né Boa noite Andreia tudo bom muito bom ter você aqui hoje boa noite a maioria não entende Marques imaginar a inteligência artificial por isso devemos ter bastante
(1:01:39) conhecimento justamente Andreia você tem que aprender a é uma colcha de retalhos moderno Exatamente isso como fortalecer novamente a ética e a moral Marco excelente pergunta Na minha opinião primeiro eu acho que primeiro nós mesmos porque e nós mesmos no sentido de fazer tá não de falar nós que somos acadêmicos
(1:02:02) nós que somos letrados né a gente consegue utilizar textos e citações de uma forma muito bela todos nós aqui 90 100 pessoas todas nós temos repertório para jogar uma Fala bonita mas primeiro de tudo será que isso é realmente o que eu penso Será que isso é o que eu faço primeiro eu porque eu só vou conseguir ensinar e
(1:02:30) repassar para aquilo para as pessoas que estão ao meu redor dos meus alunos das pessoas que estão em casa se realmente eu viver aquilo que eu falo não usar discursos bonitos e eu tô falando que assim eu vivo no mundo acadêmico de domingo a domingo não só recebendo pesquisa produzindo pesquisa falando com
(1:02:49) a candêmico falando com o pessoal de faculdade falando com o pessoal de ti para ver o que tá acontecendo no mundo entendendo o tal dos alerta vermelho que estão passando testando isso daqui e eu ainda vejo infelizmente grande parte dos acadêmicos com discurso bonito mas com a vida que não leva nada a ver
(1:03:09) união é bio identidades agora todo mundo tem que ser alguma coisa para assumir para guerrear o outro então meu departamento que trabalha com essa pesquisa não vai é melhor do que o outro ao invés de procurar se unir em projetos que resolvam problemas para a sociedade em comum o meio da pesquisa ao invés de fazer o
(1:03:30) que a gente tem que fazer que nós termos ética moral e consciência isso aqui quando um professor não consegue identificar o que é um texto de Inteligência Artificial e o que é um texto profundo produzido de acordo com que ele passou aí a gente está com problema de quem primeiro do professor que não devia estar ocupando essa função
(1:03:52) e depois do aluno que talvez replicou o jeitinho se ele não tem a questão do professor ele também não tem a questão do aluno a Jandira coloca ó o Afonso fala duas da manhã então duas da manhã Afonso no seu país Olha que interessante o Emerson da área da Computação Emerson muito bom tê-lo aqui com a gente de novo
(1:04:21) sou da área da Computação vem muito mais por aí Temos que estar preparados e com altivez e humildade se preparar pois somos formadores de opinião e de pensamento Então vamos todos os a sabedoria Exatamente isso Emerson agora Emerson você que é da área você que é pesquisador da área se a pessoa for um
(1:04:42) verdadeiro humano com ética com moral se preocupar dentro de uma razão lógica tá parar com hipocrisia parar de ficar falando de assunto que não vai vai preparar ser humano trabalhar com habilidades e competência tentar entender tudo isso aqui e usar sempre para o benefício coletivo você que é da área Você acha que a máquina vai superar
(1:05:08) humano quanto ele responde por causa desse delay o Marco coloca assim Eis o conceito de inteligência a capacidade de resolver problemas e não necessariamente esse indivíduo precisa de um diploma exatamente Marco aí que tá o Emerson colocou assim sim todos temos que ser responsáveis e não acha exatamente não
(1:05:37) um ser humano que pensa que sabe trabalhar em conjunto um ser humano que sabe o que tá fazendo quem ele é que trabalha no coletivo do bem-estar de todos a máquina só vai ajudar a máquina só vai cortar atalhos agora o Humano que tá deixando a máquina pensar por ele não é o correto não não tá errado é esse
(1:06:06) humano que vai estar exatamente um ser humano de verdade um ser humano mesmo é imbatível você nós possuímos habilidades que não tem como a máquina tem o ser humano de verdade o ser humano que consegue enxergar gente a gente tem muitas pessoas que não conseguem enxergar apesar de ser lógico pessoal tempo espaço quanto tempo que nós vamos
(1:06:31) viver quanto tempo que nós o tempo espaço você vai puxar o tapete do seu colega para quê Quanto tempo você vai viver quanto a gente ganha mais se unindo quanto a gente ganha mais entendendo aqui discutindo se unindo aqui ó eu falo para os nossos pesquisadores estamos mais de 200 doutores e pós doutores a gente pode
(1:06:54) mudar uma sociedade se a gente se unir não ficar correndo é para coisas que não faz sentido para mostrar o meu ego para puxar o tapete do outro para prejudicar o outro um ser humano de verdade é exatamente isso talvez até tecnologia seja o que o tal do famoso Apocalipse porque vai separar os humanos de verdade
(1:07:18) que estão trabalhando junto para os humanos que não conseguem aprender patrões padrões mínimos de moral e ética alisângela colocar Coloca assim acabei minha graduação agora infelizmente alguns professores também fazem uma leitura artificial valorizam mais o texto copiados que ficam bem feitos do que Nós criamos com
(1:07:42) dedicação Exatamente isso Elisângela isso desde pequeno tá desde pequeno tem professor que ainda fala que o aluno é bom que ele é inteligente porque ele decorou o nome dos músculos do corpo ou decorou todas os nomezinho das que envolvem ali o ambiente celular ou decorou qualquer conta ou qualquer fórmula porque ele sabe replicar ou que
(1:08:06) fez um texto se você vê os cursos de padrões de texto do Enem tá errado tá errado e você tem gente fazendo reportagem sobre isso e colocando que a pessoa é mais ou menos inteligente porque incapacidade dos próprios pesquisadores com Críticas não críticas de construtivas porque quando ele vê que o outro pensa diferente dele aí o que que
(1:08:35) acontece com isso ele ele quer é o cérebro primitivo ele quer acabar com outro ele não quer agregar ele não quer entender poder coloca assim isso faz com que as pessoas têm intelecto cada vez menos desenvolvido pois hoje as pessoas nem querem pensar para escrever elas pegam post de outras pessoas ao invés de
(1:08:57) escrever o que pensa exatamente Vanderlei eu não digo que menos desenvolvido Mas isso é neurociência né a gente vai aumentando a capacidade de produção de sinapses e consequentemente a produção de pensamento na medida que a gente lê tá olha que coisa interessante a gente aumenta a nossa capacidade de
(1:09:16) sinapse a nossa capacidade de argumentação aumenta a nossa capacidade de ver o mundo a das coisas que nós lemos quando você tem uma geração que não aprende sequer a ler ela não aprende sabe o exercício do letramento literário é você pegar uma história pega uma história pega a história da Mônica vai preencher o vazio do texto pega essa
(1:09:42) criancinha e manda ela pensar o que que ela tá pensando naquela Bolinha quando fica ali sabe o que que ela tá o que que ela o que que ela tá tramando Como que você terminaria essa história letramento literário pessoal coisa básica não se tem mais isso porque eu quero tá lá eu quero tá lá eu quero tá lá eu não tenho
(1:10:03) resiliência eu não tenho que pensar e aí eu não digo que menos desenvolvidas mas no sentido de chamar assim denegrir né a capacidade pensante mas com menos sinapses não tem capacidade de sinapse existe não tem não tem no ralo não tem não sabe não tem não tem conhecimento sobre aquilo o Antônio coloca assim ao meu ver o
(1:10:27) barateamento proporcionado pelas máquinas É sim capaz de substituir seres humanos daqui Quem sabe aí a não evolua suficiente para tal depende Antônio Que tipo de seres humanos os seres humanos que não tem intelecto maior do que a máquina já substituiu um monte se nós acompanharmos os noticiários o tanto de
(1:10:50) pessoa que ficou desempregada o perfil saiu esses dias o perfil das pessoas que estão sendo mandado embora geração Milênio tá geração Milênio sendo mandada embora Qual é a geração Milênio que que tá acontecendo é só o que acontece é resultado porque a geração Milênio não tá com essa capacidade a maioria das
(1:11:13) pessoas que foram mandada embora que perderam os postos de trabalho são pessoas da geração milênio e de classe média tá não é não é a pessoa coitadinha é uma pessoa de classe média que deveria ter desenvolvido isso mas ó o Luiz coloquei o chat GPT passa fácil no ENEM pode até dar entrevista na Rede Globo
(1:11:37) Exatamente isso o tem até um blog falando que é o GPT passou em medicina passou no ENEM passou em monte de coisa tá tem porque porque olha olha como tá errado quando uma máquina passa de uma prova tá dizendo que a prova não é nada mais do que replicar eu não sei se cada vez você algum de vocês já vivenciou Isso você já teve
(1:12:04) algum professor na sua vida eu acredito que todo mundo aqui já passou que se você não respondesse na prova exatamente como ele queria como tava na apostila como tava no livro como tava naquele material que ele deu para você decorar você ele considera errado eu já vi professor fazendo isso vai lá e simplesmente
(1:12:27) ver se o aluno copiou Então olha aqui interessante isso daqui a gente a gente tem esse problema de educação começando com nós mesmos e aqui nós estamos falando de professores de educadores de alunos aqui é um canal de revista científica da onde que vai começar essa mudança em nós mesmos o Blair colocou assim é proibido contestar
(1:12:51) por isso copia e cola isso que tá errado bler isso que tá errado se a educação é esse espaço de contestação é essa essa inquietação Exatamente isso é você chegar numa escola e perguntar por quê né Por que que você professor faz isso por que que você tá falando isso por que que você tá aqui por que que eu tô aqui
(1:13:14) porque que o que significa isso é você não ter vergonha de perguntar e o professor saber responder se não souber falar assim eu não sei mas vamos aprender junto e aí você vai conduzindo isso daqui o que é necessário para mudar essa visão de educação Silvana em primeiro lugar nós mesmos tá nós mesmos enquanto pensadores depois nós
(1:13:38) vamos precisar E aí que me assusta é questão de tempo pessoal não vamos ser hipócritas essa educação já no ensino fundamental um tá não produz seres humanos pensante tem professor hoje tá tem professor hoje que tá mais preocupado e ele é obrigado porque ele ouve isso da secretaria do Coordenador do município depois do estado que ele
(1:14:06) tem que preconizar a prova aquelas provas que acontecem até a menina falou esses nomes da prova aqui mas são duas ou três provas que as crianças têm que pensar que o professor tem que fazer o aluno tirar nota boa pisa porque tem que ser nota boa do pisa e o aluno não sabe ler não sabe escrever o aluno ele não sabe
(1:14:29) pegar o texto ele tem 14 anos e não consegue entender o que ele tá falando ele não tem com 14 anos vocabulário e o pior tem professor que entende que ele não tem que ter vocabulário que o vist que o nós que o mais que você que tá tudo certo que é um jeito dele se expressar eu tenho Professor defendendo isso que você não
(1:14:54) precisa mais saber escrever corretamente que você não precisa mais é ter um ensino na questão de leitura e vocabulário que você precisa saber das palavras se eu tenho professores de mestrado e doutorado defendendo essa ideia como que a gente vai produzir seres humanos pensantes vamos voltar então nos comunicar por desenho que é o
(1:15:20) que está acontecendo porque se a gente se comunica como o símbolos Olha que coisa mais maluca se nós nos comunicamos com os adolescentes com as crianças e alguns cursos de pós-graduação também com símbolos com linguiça com símbolo de letra A gente é errado porque estranho porque eu tenho que entender o que está
(1:15:45) sendo falado ali por os símbolos ou desenhos ou qualquer outro código de junção que muitas vezes não faz sentido nenhum então se eu tenho isso como eu vou querer que esse ser humano Pense como que eu vou querer trazer uma comunidade que consiga se comunicar tá a comunidade ela tem que saber se comunicar para saber se comunicar eu
(1:16:11) tenho que ter algo em comum entre isso o Luiz Antônio vamos voltar para época das cavernas Exatamente isso Luís Antônio se você tem Professor deixe mestrado e doutorado defendendo que nós possa tal não põe ponto que você tem seu vocabulário presta atenção como é que a comunidade vai se comunicar aí o que que
(1:16:34) vai acontecer esse esse isso sim esse ser humano a máquina vai substituir e nós estamos preparando esse pessoal é exatamente que está se preparando para esse pessoal que a gente está preparando porque ele não tem vocabulário para entender o que esse texto está produzindo o Marco coloca assim você conhece alguma banca de defesa que usou
(1:16:57) algum método para identificação de 7 book isso será um dos requisitos para passar na defesa Marco Teve um aluno tá que na Alemanha que ele foi inclusive processado viu por isso porque o professor percebeu e o que que ele fez então Ah então você sabe que você tá falando deixa o seu trabalho aí sem nada
(1:17:14) e agora nós vamos para uma sala sem nada sem tecnologia Nenhuma e você vai ter que defender tudo que tá aí nós vamos lhe perguntar contexto nós vamos lhe perguntar sobre o texto a essência do texto tá então eu vou usar tal Fulano eu quero saber o que que você pensa sobre ele o que que você pesquisou como que
(1:17:36) foi esse livro da onde que foi E aí esse aluno foi justamente processado a gente tá falando de uma tecnologia energia que foi lançada no final do ano e começou a gente tá falando de dois meses praticamente de tecnologia e isso já aconteceu porque quando você chega É assim que você vê que essa pessoa sabe
(1:17:55) pessoal o meu marido ele fala uma coisa bem interessante que eu fui ver com o tempo Quem sabe mesmo fala simples Tá quem sabe fala simples e desce sobe nível sem nenhum problema quem sabe mesmo quem sabe mesmo vai falar e qualquer nível que você quiser para qualquer gente sem medo nenhum porque sabe tá quem não sabe
(1:18:19) quer falar difícil quer falar decorado não sai daquele mundinho não tem outras provocações e não consegue fazer isso não consegue se expor não consegue falar o que tá pensando porque tem segurança e se você tem segurança porque você não sabe são etapas para delegado federal exatamente e a gente tem quantos casos
(1:18:46) de gente que tenta usar o jeitinhos a tecnologia para burlar esse sistema então e que tipo de Resposta quem tá avaliando O que é Marco Será que quem tá avaliando também tá com tanta competência para análise ou será que tem as mesmas limitações porque se eu estou na frente da sala de aula ou se eu tô
(1:19:09) avaliando aquilo que eu não sei como que eu posso ser um avaliador Então a gente tem que pensar numa questão é geral é uma questão muito mais profunda quando a [Música] a Silvane pergunta como que a gente pode fazer isso é mudando agora todos os níveis de educação todos então se você é professor de Ensino Fundamental muita
(1:19:37) pressão na escola da educação ramilton muita pressão na escola que tipo de sujeito você tá formando você tem consciência que se esse ser humano não souber ler ele nunca vai conseguir mais nada ele pode replicar isso daqui e usar isso aqui e terminar até um posto doutorado mas ele não vai ser uma pessoa
(1:19:58) de verdade ele tem que saber ler se ele não sabe o mínimo não adianta aplicar mais nada se esse ser humano não sabe criticar o que ele tá lendo ele não vai saber e para frente se você é um professor de graduação Qual é o tipo de profissional que você tá preparando para essa geração agora para essa nova
(1:20:20) novidade para tudo isso que tá acontecendo Que tipo de de mercado ele vai atualizar ele sabe por que que ele tá ali ou o pai mandou ele fazer ou ele viu achou que aquela profissão ia dar dinheiro então a gente tem e a gente entra numa questão muito forte que é a questão da mercantilização a questão do da questão
(1:20:43) de sobrevivência Eu já fui chamada da faculdade que eu tinha que dar aula mas eu não podia reprovar ninguém e eu trabalho com método de pesquisa como assim então se eu ver ele fazendo alguma coisa que é não vai é não vai dar resultado ou tá sendo falsificando o resultado eu tenho que deixar passar ou
(1:21:06) que se ele fizer alguma coisa que não pode é você não pode reprovar ninguém eu não fui mas quantos professores vão e não podem reprovar ninguém não podem avaliar Então a gente tem que pensar justamente com isso o Mário coloca assim todo o ensino é de física o professor falava e fazia muita Física Matemática
(1:21:29) sobre entropia um colega perguntou Professor como ensino estudante do ensino médio esse conceito de modo que ele entenda Nossa o professor pirou e falou só Abobrinha é isso essa resistência tá vendo isso é interessante essa resistência do professor entender quando a gente faz pessoal não é porque a gente ia
(1:21:54) cientista não é porque a gente é doutor ou pós Doutor que nós somos nada mais do que ninguém muito pelo contrário nós somos responsáveis por entender isso daqui já que esse título deveria ter essa capacidade e tentar mudar no campo prático quem a gente está formando não é ficar na frente de um programa cantando
(1:22:16) o título ou não tendo essa capacidade porque se eu não sei Como aplicar um conceito de entropia no ensino da física fundamental o meu papel como professor é fazer o quê então vamos sentar e vamos ver como fazer eu não sei você tem alguma ideia como que a gente pode o que que isso pode contribuir eu perguntei esses dias para uma Luna o que
(1:22:40) que essa teoria histórico cultural que você está estudando pode agregar na sala de aula como que você passa isso para o professor aí a pessoa ficou Nossa mas eu tava só tava estudando conceito não pessoal a gente entendeu hoje tecnologia aí vai trabalhar aí aqui vai produzir texto mas esses textos podem ficar o
(1:23:04) mais avançado que pode ser assim parecer que vai juntar todas as bases científicas do mundo ainda vão ser textos de máquinas tá que vão replicar o que já tem o Marco que eu já troquei já tranquei o curso por causa de Cálculo 1 e muitas vezes por causa de professor o Mário falou assim também sofri essa pressão numa faculdade
(1:23:31) e não reprovar o aluno na disciplina de Cálculo 1 justamente Exatamente isso então você tem a pressão como que você não pode se ele não tá capacitado para aquilo e aí mais uma questão profunda será que esse essa capacidade é fundamental para a profissão dele então nós temos esta questão o maior vamos lá
(1:23:54) vamos lá pessoal a gente tá com uma hora e 30 pessoas já tá colocando aqui a Ana a Silvania coloca assim a anos ouço falar sobre a necessidade de educação formar cidadãos críticos mais percebo que na prática pedagógica isso não se traduz em sua maioria onde falhamos Silvane sabe onde falhamos aonde a gente
(1:24:17) tem uma aonde a gente tem um sistema aonde nós enquanto o professor eles não pensamos e esse discurso ele serve como uma ideia de poder porque eu falo o que eu quero transformar fazer uma educação crítica eu falo que eu tenho consciência da emancipação disso eu falo eu discurso para manter o poder ele é muito
(1:24:47) interessante porque você fala que é igual a inteligência artificial fala o que quer ouvir fala o que quer ouvir fala o que os professores querem ouvir Mas a partir do momento que eu falo isso mas eu coloco esse aluno dentro de uma grade curricular que ele só vai saber o que eu quero aonde eu não impulsiona
(1:25:07) esse sujeito a pensar desde a primeira infância aonde eu deixo esse sujeito sempre limitados a respostas que a inteligência artificial pode dar é contrário Isso é hipocrisia Silvane isso Isso é uma hipocrisia social que nós vivemos na massa o pessoal fala e não pode ter preconceito tá mal discurso de igualdade de gênero igualdade não sei
(1:25:32) do que mas esse mesmos grupos se atacam e atacam os outros que são diferentes Então tá errado não é preconceito igualdade de tudo é quando isso é tão irrelevante que nem se fala então essa hipocrisia entre discurso e ação por isso que poder onde a gente começa nós mesmos Será que a gente não tem essa
(1:25:55) ideia Será que a gente não separa quando a gente faz é separação de coisas então o Hamilton a gente falha no campo da prática quando a gente se desdobra de não reprovar um aluno de cálculo ou quando eu sei que o meu aluno está saindo de lá fez uma prova de Pisa uma prova Brasil mas ele não sabe nem entender o que ele tá falando aí nós
(1:26:17) falhamos exatamente nisso nessa hipocrisia e nós falhamos Porque nós falamos em fazer isso mas nós não fazemos isso ah vamos colocar o aluno do ensino médio mais tempo na escola vamos lá nós temos professores Quem são os nossos professores como eles são mesmo Cola como ela é que tipo de ensino tá fazendo se essa pessoa é tão de baixa
(1:26:47) renda com 15 16 anos ele precisa trabalhar para sobreviver então a gente mais uma coisa é uma hipocrisia até na outra uma hipocrisia na outra é isso que a máquina são esses seres humanos que a máquina já está tomando lugar porque essa educação está falhando e vem falhando há muito tempo tá por isso essa
(1:27:10) geração tão conturbada Talvez nós estejamos aqui agora com essa responsabilidade com essa responsabilidade de mudar agora bom é justamente isso e os pergunta é até que ponto o livro didático e a carreira da lida do professor é responsável pela replicação sem reflexão todos todos pessoal vamos pensar no seguinte
(1:27:40) quando a gente fala quando eu falo que você só vai conhecer aquilo que eu tô te colocando e você não vai poder questionar Quem que fez isso para domínio de poder muito tempo tá você não pode questionar você pode ser um intelectual dentro desses seis livros que eu te dei se você sou ler seis livros que eu te dei o seu conhecimento
(1:28:03) vai ser só em cima de seis livros todas as suas reflexões vão ser em cima de seis Livros agora quando eu coloco esse sujeito falo olha além desses livros tem mais 300 que você pode escolher e você tem uma questão aqui para resolver como você resolveria e eu me proponho a ser mediador desse processo e caminhar junto
(1:28:23) aí a história muda de figura Então você a gente precisa trabalhar justamente com isso Começando primeiro de nós mesmos tá como nós em qualquer qualquer qualquer formação seja analfabetização na educação infantil de dar limite para criança na Fundamental 2 no ensino médio em qualquer lugar quando que nós primeiro
(1:28:55) Vamos mudar a gente vai parar de gritar discursos que parecem interessantes mas ninguém faz o Blair coloca quero informar alienados assim como a inteligência artificial aliena ainda mais justamente mas a inteligência vai alienar Quem não tiver preparado Quem não tiver formado Aí sim sem reflexão Dulcineia não vai não não
(1:29:16) vai ter sem sem reflexão as máquinas vão é colocar as máquinas vão ultrapassar como já estão ultrapassando quando eu tenho uma empresa que manda 1.200 pessoas embora porque o que elas fazem a inteligência artificial faz muito mais barato e mais eficiente Gente do céu que mundo é esse aonde 1.200 profissionais
(1:29:42) que deveriam que está se preparando pensando para ser melhor conseguem ser substituídos pela máquina porque não se preocupava porque não enxergaram porque não entenderem porque não conseguem produzir mais e muitas vezes não querem produzir mais e aí que está a questão a gente tem que trabalhar com prática e
(1:30:03) conhecimento junto conhecimento moral tudo isso lembra era ter que tecnicista lá na década de 70 aonde muitos foram sendo substituídos aonde muitos jovens não conseguem é caminhar sozinho aonde você tem um menino de 12 anos se matando porque a primeira namoradinha não deu um fora nele Então olha que coisa a gente
(1:30:32) tá vivendo a gente precisa dessa capacidade de reflexão espontânea assim muito de pensamentos que não vão se preocupar não tem problema você pensar diferente Deixa eu entender o seu ponto de vista e a gente vai estabelecer um diálogo como você tá pensando como eu tô pensando por que que eu penso assim por que que você pensa
(1:30:58) assim a gente tem um meio tem alguma coisa aqui que a gente pode contribuir E se a gente pensar junto será que não muda isso é verdade não que eu penso é certo então eu quero impor sobre você se não olha que coisa maluca se no momento que eu penso eu quero que você siga o que eu penso já deixou de ser reflexão
(1:31:19) já deixou Já passou já foi para outro campo porque eu vou estar aplicando um micro poder quando eu falo que você tem que pensar dentro daquilo que eu penso Acabou então já mudou você tem que contribuir E aí você pensa o contrário Por que que você pensa o contrário nossa não tinha pensado por esse lado bem
(1:31:39) interessante Agora eu entendo que pessoas como você pensam dentro dessa coisa legal Ok e vamos ver o que a gente pode fazer por algo maior do que isso o Emerson que trabalha com o Remington falou barateia a mão de obra demitindo a mão de obra então sim não porque Quanto que ganha quem tá na frente de tudo isso no
(1:32:05) sentido de empregado também mas que consegue dominar tudo isso então é uma coisa de muita muito muito muitos valores Só que você tem que ter pessoas pensando o Emerson colocou o seguinte o Emerson que estuda essa área tá pessoal da Graça dele aqui de vez em quando ele estuda até ele ser computação Temos que enfrentar aí a não com
(1:32:32) antipatia e sim aproveitar esse potencial a nosso favor todos temos sim condições para ser melhor porque o ser humano é singular e justamente Emerson tem que enfrentar a máquina ou enfrentar utilizar a máquina mas não para arrumar jeitinho e não precisa substituído Mas para ser melhor usar a máquina para o
(1:32:53) nosso potencial tá o ser humano tem isso o ser humano encontra essas coisas e pode usar tanto também quanto do Mal Tem gente já usando inteligência artificial para roubo tem gente usando inteligência artificial para enganar pessoas tem gente usando isso aí tem um monte de coisa e tem gente acadêmico usando isso
(1:33:16) para produzir texto aluno professor para colocar gente tem uma reportagem Professor usa inteligência artificial para fazer prova para o seu aluno sabe o que isso significa que ele quer que o aluno dele só replique o que Inteligência Artificial faz ele não quer pensar porque ele não tá fazendo esse aluno pensar em melhorias pensar em
(1:33:39) coisas novas Ele tá fazendo a prova para é colocar lá então é justamente esse o nosso exercício o isso coloca Acho que até a questão de diálogo ou partilha de 10 está em desuso Observe que a sociedade está muito mais destrutiva do que construtiva e colaborativa sim Wilson e aí que está a questão aí que tá
(1:34:02) o nosso desafio é o nosso desafio é justamente isso é conseguir reverter tá Essa sociedade que está indo para o campo da hidrocracia é conseguir reverter afinal de contas somos 100 aqui até semana que vem bate 200 bate 300 às vezes até mais mas o que nós estamos fazendo tá dentro dessas reflexões que
(1:34:26) nós estamos vendo aqui toda semana O que que a gente faz amanhã por exemplo certo bom pessoal O problema é que a cidade quer mais barato e quer ainda mais se for eficiente então quando até alguém com se torna mais interessante que contatar vários especialistas Almir isso aqui dá uma outra Live como a
(1:34:46) gente está bem adiantado aqui o pessoal tá só tá me cobrando porque o pessoal que faz o curso de ingresso ao mestrado quer que eu esteja lá que agora já está esperando então nós temos que encerrar com dor no coração mas voltamos tá Semana que vem para entender um pouco mais disso e principalmente pessoal como nós podemos nos preparar
(1:35:13) primeiro lugar e depois preparar a sociedade os nossos alunos os nossos filhos quem está em contato conosco aqui todos nós somos intelectuais estamos aqui até essa hora porque somos intelectuais somos seres pensantes e a responsabilidade é Nossa essa é a nossa missão tá bom pessoal muito boa noite muito obrigado para todo
(1:35:43) mundo aí que nos apoia Muito obrigado todo mundo que está aqui até essa hora foi uma reflexão bem intensa semana que vem teremos mais certo Muito obrigado Augustinho Muito obrigado todo mundo e a gente se encontra na próxima terça-feira falando sobre pós-graduação ppg boa noite ramilton boa noite Levi
(1:36:12) Boa noite Fábio boa noite Tiago Muito obrigado pela sua colaboração Boa noite Maria Boa noite Marco até a próxima Roberta muito obrigada Eurides e muito obrigado muito obrigada por ela né Muito obrigado muito obrigado todo mundo que tá acompanhando Thiago será um prazer tê-lo aqui nessa MBA com a gente Wilson Muito
(1:36:40) obrigado e nos encontramos em breve pessoal beijão [Música]
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium, humorista incorrigível da consciência, que sente uma saudade incrível de seu planeta, e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Alega: Não quero ficar com os “bons”. Autor de 41 obras independentes: 5 de informática e 36 de espiritualidade sem religião e consciência. Engenheiro Civil, pós-graduado em: Educação em Valores Humanos e também em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. Autor da obra SEU LIVRO PUBLICADO. É a obra mais grossa, mais completa e mais detalhada do mercado, sem concorrentes a altura: 404 páginas, principalmente baseado nas plataformas: Amazon, UICLAP e Clube de Autores. Obra ilustrada, com links e QR Codes. Com 112 imagens, 78 QR Codes, 187 links, 4 tabelas, e detalhes minuciosos e macetes raros que ninguém nunca contou antes. Todas as obras aqui: clube.consciencial.org (copie e cole no navegador). Todos os ebooks aqui: ebooks.consciencial.org (copie e cole no navegador).