Habilidades gerais necessárias para ser um autor independente bem sucedido

Se o autor quiser investir na carreira, é muito indicado ter um domínio (seulivropublicado.com.br – atualmente não se usa mais o www) e um site (mas não é obrigatório – um site dá muito trabalho e pode sair caro, fiz este sozinho – como tudo que faço – e muito rapidamente.

Eu, Dalton, pago R$ 670,00/ano no Hostgator.com.br – mas há um plano mais barato que custa 13,00/mês ou 464,00/ano), mas pode começar com um blog grátis apenas, há diversas opções, mas a do Google é a mais prática. Vou dar todas as dicas com detalhes. Dados do 2º semestre de 2022.

Há quem use apenas redes sociais, mas eu acho insuficiente. Meu site é consciencial.org, mas o www não é mais necessário, pode ser ignorado, ficará apenas consciencial.org.  Tive que pagar um plano mais caro na Hostgator, pois meu site já está gigante, um verdadeiro portal de informações, pesado, com 2000 postagens, 53 páginas, um glossário com 520 termos, 3300 imagens e mais uma infinidade de coisas e continua crescendo.

Comprar um domínio é fácil, eu posso ensinar, tem que abrir uma conta no Registro.br. Conselho meu, evite os domínios internacionais (.com ; .org ; .net ; etc.), o dólar está caro, então eles também estão. O Hostgator pode comprar o domínio para você se preferir, mas eu, como tenho experiência prefiro gerir meus próprios domínios se forem nacionais.

Abrir uma conta no Hostgator é tranquilo, tudo por cartão de crédito, facilita muito, senão será por boleto e fica mais devagar, mas resolve também.

Montar um site WordPress (chamado de Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) exige um pouco mais de conhecimento, mas claro, sei fazer tudo sozinho. Não serve para marinheiros de primeira viagem.

No caso, para fazer tudo sozinho (no que tange ao conteúdo e acabamento da obra), óbvio, são necessárias mais habilidades, como lidar bem com o processador de textos (p. ex. Microsoft Word), com algum editor de imagens (p. ex. o Adobe Photoshop), fundamental para uma boa capa e talvez ilustrações internas (podem ser as versões mais antigas destes softwares ou os equivalentes gratuitos). Importante ter um protocolo SSL no site, o provedor pode lhe fornecer tal serviço, é para a segurança do site e dos visitantes.

Há quem goste de usar uma ferramenta on-line que é o Canva – canva.com/pt_br, e ele tem muitas opções na versão grátis, além da paga, que é bem mais poderosa. Há também o Corel Draw, mas ele é um editor de vetores e não um editor de fotos.

Há outros softwares gratuitos (livres, free) para textos e imagens, mas estes citados são os que sei lidar.

Vou listar alguns softwares gratuitos e legais:

Para substituir o Microsoft Office:

  • BrOffice

webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/modulo3.html

  • OpenOffice –

openoffice.org/pt-br

  • Google Docs – para entrar crie um e-mail do Gmail, entre, e vá ao link: google.com/document . A grande vantagem é que tudo o que você fizer ficará automaticamente salvo na nuvem, vinculado à sua conta do Google. Você poderá compartilhar seu material com amigos, revisores e a quem desejar, pessoas que poderão lhe ajudar. É bastante difícil lidar com imagens no Google Docs, principalmente posicioná-la corretamente, mas pode ser um começo.

Temos alguns outros programas (Apps) que não são focados em “ESCRITÓRIO”, mas em autores:

  • yWriter – é um programa free para ajudar aqueles que estão a tentar escrever um livro. Foi desenvolvido por um escritor, portanto, ele sabe as necessidades de um autor. O yWriter permite-nos escrever ideias em diferentes seções e tê-las sempre em mente, fáceis de encontrar. Inclui ferramentas úteis como o contador de palavras, linha de tempo, locais para escrever os sumários das cenas, etc. Em adição, inclui um assistente que nos irá guiar quando iniciarmos o projeto. É um programa realmente bom para aqueles escritores que utilizam novas tecnologias para organizar as suas ideias, mas exigirá um tempo para a curva de aprendizado. Para baixa-lo grátis procure no Google.

Outras alternativas

  • Para substituir o Adobe Photoshop temos o Gimp – do site org ou;
  • Dez alternativas grátis ao invés do Photoshop –

domestika.org/pt/blog/8471-10-alternativas-gratuitas-ao-photoshop-a-lista-definitiva

E, claro, de forma geral é necessário saber lidar com Windows, seja lá qual for a versão dele (do Windows 95 até o Windows 11), seja nova ou antiga, todas são boas.

Minhas versões preferidas são: Windows XP, Windows7 e Windows 10, mas as versões antigas possuem problemas de segurança e isso é grave. Tenha sempre um bom antivírus instalado.

Levo isto tão a sério, que todo ano pago a anuidade do melhor antivírus do mercado, o Bitdefender.

As versões do Windows vão do Windows 95 até o Windows 11.

Você tem que saber organizar seu material em pastas digitais (ou diretórios) no computador, e inclusive a fazer as cópias de segurança chamadas backups, caso haja um acidente – o que é comum.

Repare ao lado direito da imagem seguinte, que há 6 cópias do arquivo Word da obra Publique seu livro. Se o principal der problema, tenho mais 6 cópias para me virar.

A seguir imagem real da organização de minhas obras em pastas capturadas diretamente de meu computador:

img

Este é um exemplo muito simples para organização de pastas e subpastas para um livro no ambiente do Microsoft Windows.

Uma pasta para o livro, as seguintes são subpastas, ou gavetas dentro da gaveta principal.

Uma pasta para a capa, outra para o livro (em word), outra para as imagens internas, outra para o ISBN, outra para as imagens de marketing para postar nas redes sociais, vai da imaginação e criatividade de cada um.

Na imagem seguinte temos as minhas 28 obras até o momento:

img

Da 31 a 48 são as próximas obras, algumas em andamento e outras já bem adiantadas. Não consigo trabalhar em uma só de cada vez, faço isso para descansar a mente de um assunto e trabalho em várias simultaneamente, mas isso é algo pessoal. Da obra 30 até a 34 já estão bastante adiantadas, além da metade.

Mas você tem todo o direito, se quiser, de não estudar muita informática, mas terá que terceirizar ($$$) algumas ou muitas coisas. Eu não faço serviços para terceiros, não tenho paciência, nem tempo, faço apenas para mim. Ofereço a você a mentoria se desejar, porque posso orientar mais e melhor. Vou montar um curso para escritores bem objetivo e direto, do jeito passo-a-passo, me aguarde.

Há autores que terceirizam até mesmo a escrita e contratam escritores fantasmas ou como são mais conhecidos “ghost writers”. Eles apenas relatam por voz o que desejam e deixam o escritor fantasma se virar.

Nesses casos, teremos que descobrir profissionais habilitados e idôneos para cada serviço específico: capa, ilustração, diagramação, correção ortográfica e gramatical, etc. Há excesso de opções, então tenha cuidado ao escolher e o barato pode sair caro.

Esses serviços são caros e cobrados por quantidade de páginas ou número de caracteres da obra escrita, por isso, sai mais barato aprender a fazer sozinho, principalmente se quiser escrever mais de uma obra.

Vou separar as faixas de preços em A, B e C, sendo A mais caro, B intermediário e C mais barato, generalismo em conceito. Cuidado, a qualidade pode ser proporcional ao preço. Mas autores iniciantes em autopublicação que não sejam ricos, comecem pelo preço C ou B é o que recomendo. Não vale a pena começar investindo muito. Você tem que se testar e aprender a conhecer seus potenciais com os pés no chão, sem viajar na maionese. A não ser que você já tenha uma história de vida espetacular que te destaque como escritor.

Os serviços profissionais que indico são:

Clube de Autores: profissionaisdolivro.com.br

Temos a editora LC de Lilian Cardoso: liliancardoso.com.br

Outra opção de profissionais é a Workana (cuidado, escolha bem): go.workana.com/designer-pt-01 (para designer)

workana.com (para tudo)

Lembre-se, não tenha vergonha de perguntar tudo e retirar suas dúvidas, sempre faça 3 orçamentos e peça por escrito, inclusive detalhado e discriminado o que será feito. O ideal é um contato ao vivo por tela para conversar à vontade. No decorrer da obra iremos elucidar muitos desses pontos mais detalhadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *