O que pode estimular o processo criativo para um escritor?

O escritor e pesquisador Amit Goswami[1], (autor de pelo menos 4 best sellers mundiais) que é também uma personalidade internacional, (com as minhas palavras) diz o seguinte sobre criatividade:

“Inicialmente você trabalha muito, foca, e se concentra bastante. Mas depois precisa relaxar, para as intuições surgirem” … etc. – Amit Goswami.

Isso pode ser conferido exaustivamente em diversos vídeos no Youtube. O que alguns profissionais do livro recomendam, coincide com que Amit aconselhou. Recomenda-se para estimular o processo criativo:

  • Cozinhe,
  • Viaje;
  • Vá ao cinema;
  • Aprenda a tocar um instrumento;
  • Ouça música;
  • Faça um curso novo;
  • Tenha um grupo de amigos para trocar ideias;
  • Faça um trabalho voluntário;
  • Faça exercícios (nem que sejam caminhadas).

Normalmente tenho ideias e inspirações quando estou caminhando em meu quintal, quando pratico meditação, quando estou lavando a louça e quando estou no banho, ou seja, quando estou com a mente profundamente afastada do foco de minhas obras. Nesses momentos estou com a mente relaxada, embora o corpo possa estar trabalhando.

Adoro estimular um senso crítico a tudo que observo, mas tento não perder a maciez e suavidade de minha pessoa. Costumo ter posições bastante revolucionárias, não gosto de permanecer na “caixa”.

Então posso acrescentar a lista anterior:

  • Tenha um animal de estimação – eu tenho uma calopsita;
  • Pratique meditação diariamente – faço 1 x ao dia por 20 minutos;
  • Ore diariamente – faço 1 x ao dia por 20 minuto;
  • Assista a comédias leves, ria do mundo, ria de si, deboche de si mesmo – adoro as animações 3D da Netflix, são hilárias;
  • Ponha música na casa toda – tenho no quarto, no banheiro, no escritório, na oficina e até na sala de vídeos;
  • Tome um pouco de sol sempre que possível, quando existe sol em Curitiba, depois do almoço chego a deitar no chão do quintal com minha esposa;
  • Fique descalço de vez em quando – faço no meu quintal em Curitiba quando estou tomando sol;
  • Se puder brinque com as crianças – não tenho crianças por perto;
  • Tenha um passatempo, os meus são: brincar com eletrônica, marcenaria, atualizar meu site, consertar equipamentos e assistir a muitos vídeos na Amazon e na Netflix, inclusive sou fã de documentários;
  • Tenha contato com a natureza ao menos uma vez por semana. Isso ocorre somente quando vou em algum parque em Curitiba, mas não tenho ido, confesso.

Não é para fazer tudo ao mesmo tempo! É para fazer um de cada vez, para administrar com sabedoria, de forma comedida e quando puder. Faça o que for possível.

Estude, leia, assista a coisas novas para você. Um acesso intelectual a uma diversidade cultural ampla contribui com uma expansão mental.

O que Amit Goswami fala não é de expansão intelectual, é sobre expansão da consciência (agora entrou na área de minhas obras). É algo mais sofisticado ainda.

Apenas para citar, não quero criar polêmica, mas o autor best seller Fritjop Capra, em sua maravilhosa obra O TAO DA FÍSICA, no prefácio original da obra – Edição 16, ano 95, página 13, relata que usou “plantas de poder” e teve uma expansão de consciência e “viu” o “universo” que estava estudando em Física Teórica. Teve uma grande ideia ou big idea, como se diz no marketing.

Em 2022 achei na Netflix uma minissérie de 4 episódios sobre plantas de poder e montei um resumo em meu site com título DOCUMENTÁRIO E PESQUISA – PSILOCYBE CUBENSIS – COGUMELOS MÁGICOS. Link a seguir:

consciencial.org/resenhas-de-filmes/psilocybe-cubensis-cogumelos-magicos/

Não se assuste, sou um pesquisador mente aberta, nunca experimentei drogas na vida, tenho 61 anos, nunca fumei e não bebo álcool há mais de 35 anos. Meu interesse é a CONSCIÊNCIA em todos os seus aspectos. Aqui calhou de cair no “processo criativo” e também penso em escrever algo a respeito.

Nesses documentários que citei, vários ícones do Vale do Silício nos EUA – nomes mundialmente conhecidos da Apple e da Microsoft, entre outros – usaram LSD para expandir a consciência e resolveram problemas imensos na área da informática. Não acredite em mim, confira você mesmo na minissérie.

Também já tive um aparelho chamado Sintetizador de Ondas Cerebrais. Ele induzia as ondas cerebrais no programa que eu quisesse, um deles era a CRIATIVIDADE.

Ele induzia ondas theta mentais, que são comuns nas crianças e em artistas criativos. Se chamava Dreamer, tenho um vídeo dele em meu canal, mas já o vendi.

Na época eu era jovem, e nem sonhava em escrever, isso foi perto de 1992, não tenho como avaliar a praticidade deste programa. Esses aparelhos também se chamavam, antes, de biofeedback.

Tive também fitas K7 de meta-hipnose e uma das 4 fitas que eu tinha era criatividade. Está também em meu canal, também já vendi.

Tenho uma Playlist que se chama Vendo para Todo o Brasil onde vendendo algumas coisas antigas que não utilizava mais. Meu canal do YouTube fica fácil de ser encontrado em vídeo.consciencial.org.

Sou escritor bem fora da caixinha, seja também, seja ousado.

[1] Amit Goswami (4 de novembro de 1936) é um autor de livros de autoajuda e professor aposentado de Física Teórica da Universidade de Oregon, bem como estudioso da Parapsicologia e defensor de uma linha de pensamento científico conhecida como misticismo quântico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *