Se você é corajoso e está mesmo disposto a vender seus próprios livros[1], comprando-os em pequenas quantidades nas gráficas e editoras de impressão sob demanda, então preciso te dar uma dica de ouro.
Conheço a melhor loja virtual do Brasil, que lhe dá o direito de ter até 50 itens grátis para avaliação por tempo indeterminado, mas com limite de 5000 visitas por mês. Isso significa que você poderá ter grátis até 50 livros lá! Claro, o plano grátis tem algumas limitações, mas ainda assim é muito bom. Algumas dessas limitações é a forma de pagamento dirigida ao cliente.
A plataforma é ótima, robusta e funciona muito bem, tenho minha loja sem pagar um tostão há anos e vendi meus livros por ela há muito tempo. Atualmente não tenho mais livros por lá, nem meus CDs (Guias de Práticas Bioenergéticas que citei no início da obra) – tenho apenas algumas tranqueiras eletrônicas.
A minha loja é esta: consciencial.com.br. Está sem vendas de livros, já que terceirizei tudo com a autopublicação. E como retirei meus antigos CDs Multimídia, só sobraram umas tranqueiras por lá. Loja consciencial.com.br.
Para você montar suas vendas na Loja Integrada o link é:
O plano grátis não está aceitando mais o PagSeguro, parece-me que apenas pagamentos dos clientes por boleto. Na minha época aceitava. Se quiser o plano pago você terá que abrir uma conta no PagSeguro – pagseguro.uol.com.br – e não precisa de nenhuma maquininha, eu até consigo fazer vendas pessoalmente por meio do App do PagSeguro em meu celular, molezinha. O suporte deles para as contas grátis é bastante ruim, embora a loja seja muito boa na estrutura e desempenho.
Depois você segue as instruções da Loja Integrada e integra o PagSeguro para poder receber pagamentos de todo o Brasil. Se não está acostumado vai ter que bater bastante a cabeça no PagSeguro, ele não é muito didático e ainda exige ter o App no celular, algo que acho chato.
Supondo que montou a Loja Virtual na Loja Integrada, já abriu a conta no PagSeguro e está tudo configurado e com a obra a venda. Depois de efetuada a venda, você envia pelos correios. A Loja Integrada se conecta com site dos correios e já calcula o frete em função do peso, medidas e do CEP do comprador. Você precisará de uma balança em casa, e terá de fornecer: altura, largura, comprimento e peso do pacote, após embrulhado para inserir na loja para as vendas.
Dica matadora para enviar o livro pelos correios:
- Tenha uma balança com precisão de até 1 grama em casa para pesar os pacotes.
Esta é a balança que tenho há muitos anos, suporta até 5kg e tem precisão de até 1g:
- Depois de embrulhada a obra, subscritada e tudo finalizado pese o pacote. Se der igual ou menos a 500 gramas, quando chegar no balcão dos correios com o pacote, peça assim: “quero enviar por registro módico”. Exija! – Isso barateia muito o valor, faz com que chegue mais rápido, faz com se desvie menos (vai como registrado) e lhe dá um comprovante melhor para rastreamento. Isto foi o que ocorreu comigo na prática, mas;
- Fui ao site oficial dos Correios, e no campo de buscas e encontrei isto:
- Descobri na web, uma informação idônea que vai além disso. Vou colar para você:
As franqueadas também são obrigadas a aceitarem. A maneira mais correta e barata de postar seus livros, com limite de até 5 kg é dessa forma: “Impresso Normal Registro Módico” – é preciso escrever embaixo a esquerda, ao lado do destinatário. Pode estar em embrulhado em papel, em envelope ou em caixa.
Os Correios têm o direito de abrir para inspeção a fim de verificar se realmente são livros, caso desconfiem, mas você não precisa levar o pacote aberto. Se levar fechado é obrigatório escrever no lado do destinatário: ‘Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT’.
Algumas agências alegavam ser franquias e não terem o serviço disponível. Outras diziam que somente pessoas jurídicas poderiam utilizá-lo, mas é permitido Pessoas Físicas também! Quando fui usar a 1ª vez, numa pequena Agência Franqueada de meu bairro, a menina do caixa nem sabia o que era, teve que sair, conversar com o chefe para verificar. Até demorou um pouco. E existem ainda as agências que desconhecem o procedimento. Não aceite um “não” na hora da postagem! Lute pelo seu direito, é uma Lei Federal! Os sebos e livrarias on-line já utilizam esse serviço, barateando o frete. Inclusive a Estante Virtual.
– Guarde o cupom para rastreamento. Não sei porquê, comigo aceitaram no máximo o peso de 500 gramas, quando enviava minhas obras. Aceitei por falta de informação, mas você fica advertido.
Link da Lei Federal aqui:
www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1940-1949/lei-498-28-novembro-1948-364061-normaatualizada-pl.html
- Guarde este comprovante por um tempão (3 meses ou mais) por garantia. Sempre após enviar o livro escreva para o cliente – lá por dentro do painel de controle da Loja Integrada – e digite o número do objeto para ele, será algo assim – 2 letras, 9 dígitos e o BR ao fim, para envios nacionais, por exemplo: SL123456789BR.
- Nunca se esqueça de baixar o PDF no site dos Correios, imprimir e preencher a declaração do conteúdo. Você enviou por Registro Módico, que é permitido por uma lei que barateia o custo por ser material cultural.
Link para baixar a declaração de conteúdo em PDF:
correios.com.br/enviar/encomendas/arquivo/nacional/formulario-declaracao-de-conteudo-a5
Ralei muito para descobrir isto tudo, agora você tem tudo mastigado aqui.
Uma outra forma de Loja Virtual é você montar a sua. É bem mais complicado e mais caro, pois você tem que ter um domínio, um site, um provedor (hospedagem) de internet, vai ter que comprar um plugin chamado Woocomerce e usar o CMS WordPress que falarei mais à frente.
Em verdade, vou falar sobre cada um desses itens no momento certo no decorrer da obra.
[1] Normalmente quando se expressa “livros”, queremos dizer “impressos”, pois o termo “e-book” quer dizer eletronic book ou livro eletrônico. Mas para efeito de didática redundante e cultura popular, nós sempre explicaremos.
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium, humorista incorrigível da consciência, que sente uma saudade incrível de seu planeta, e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Alega: Não quero ficar com os “bons”. Autor de 41 obras independentes: 5 de informática e 36 de espiritualidade sem religião e consciência. Engenheiro Civil, pós-graduado em: Educação em Valores Humanos e também em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. Autor da obra SEU LIVRO PUBLICADO. É a obra mais grossa, mais completa e mais detalhada do mercado, sem concorrentes a altura: 404 páginas, principalmente baseado nas plataformas: Amazon, UICLAP e Clube de Autores. Obra ilustrada, com links e QR Codes. Com 112 imagens, 78 QR Codes, 187 links, 4 tabelas, e detalhes minuciosos e macetes raros que ninguém nunca contou antes. Todas as obras aqui: clube.consciencial.org (copie e cole no navegador). Todos os ebooks aqui: ebooks.consciencial.org (copie e cole no navegador).